quinta-feira, 25 de julho de 2013

Vale dos Barris Syrah 2011 conquista Ouro na Alemanha

O nosso Vale dos Barris Syrah 2011, o vinho preferido da estrela angolana, Bonga, foi premiado com uma Medalha de Ouro no concurso Premium Select Wine Challenge.

Trata-se de um evento organizado pela revista alemã Selection Magazine, que homenageia anualmente desta forma os melhores vinhos alemães, bem como os dos restantes países da União Europeia.

O facto de se tratar de uma publicação especializada de qualidade reconhecida confere a este prémio uma elevada importância, especialmente na Alemanha, onde os vinhos premiados acabam por conquistar grande visibilidade.

Os vinhos a concurso foram avaliados por um júri internacional neutro, composto por enólogos e outros especialistas, através de provas cegas.


Os resultados serão publicados na edição da Primavera da Selection Magazine, de forma a que comerciantes e consumidores conheçam os medalhados por altura da ProWein Trade Fair de Düsseldorf, uma da mais importantes feiras alemãs no sector do vinho. 



Três Medalhas de Prata engrandecem Palmela

Coube a nossos presidente, José Carlos Caleiro, enólogo, Luís Silva, e director de serviços, Indalécio Bastos, a honra de representar a Adega na cerimónia de entrega de prémios do concurso La Selezione del Sindaco, que decorreu, a 16 deste mês, na Pousada de Palmela, e onde três vinhos da casa foram premiados com Medalhas de Prata.

Os vinhos premiados foram o Vale dos Barris Syrah 2011, o Vale dos Barris Branco 2012 e o Palmela Branco 2012.

Um resultado impressionante e que contribuiu para que – à semelhança do que aconteceu na edição de 2012 – Palmela fosse o município português mais premiado neste famoso concurso, que teve lugar entre 30 de Maio e 2 de Junho, em Castelfranco Veneto, Itália, somando um total de 19 prémios.

Palmela esteve em destaque nesta que foi a XII edição do evento pela qualidade dos vinhos apresentados ano após ano, razão pela qual foi escolhida para a realização da cerimónia de entrega de prémios. Tiveram a concurso nada menos do que 1197 vinhos europeus, entre os quais 114 portugueses, de 21 municípios, que arrecadaram 54 medalhas.


Em 2014 este concurso será realizado pela primeira vez em Portugal, mais precisamente em Lisboa, onde se reunirá um júri internacional com mais de cem elementos a quem caberá escolher os melhores vinhos europeus do ano.

José Caleiro e Luís Silva estiveram entre os representantes da Adega

Moscatel da Adega é um dos melhores do mundo

O nosso Moscatel de Setúbal 2011 conquistou uma Medalha de Bronze no concurso internacional Muscats du Monde 2013, realizado, entre 4 e 5 de Julho, na cidade de Frontignan-la-Peyrade, na região de Languedoc-Roussillon, em França.

Ao longo do evento foram provados por uma equipa de especialistas internacionais nada menos do que 224 vinhos da casta moscatel, de entre os quais foram escolhidos os melhores tendo em conta não só o sabor como o aroma e a textura.

Esta foi a 13.ª edição da competição organizada pelo Fórum OEnologie com o objectivo de garantir aos melhores moscatéis a possibilidade de conquistar novos mercados.

As casas vencedoras podem colocar nos rótulos das suas garrafas um selo com a medalha recebida por forma a dar a conhecer aos consumidores estarem perante um vinho de qualidade reconhecida mundialmente.


Estiveram a concurso vinhos de 24 países, o que faz desta competição uma das mais importantes a nível global no que concerne a moscatéis. 


terça-feira, 9 de julho de 2013

Vinha ganha força sob o Sol de Palmela


Ainda não passou um mês desde que acompanhámos a plantação das cepas de Alicante Bouschet num terreno com cerca de três hectares, na região de Palmela, e já são visíveis centenas de plantas a espreitar dos tubos protectores.

As jovens cepas já espreitam dos tubos protectores
As plantas começam a encher o terreno de três hectares




As cepas crescem viçosas apesar do intenso calor que se tem feito sentir, muitas vezes bem acima dos 40 graus, isto porque as vinhas são resistentes às temperaturas do Verão e não exigem grandes quantidades de água no processo de rega. 

Recordemos que as plantas bebés se encontram protegidas por tubos de plástico desde a altura em que foram plantadas por forma a estarem protegidas da acção dos elementos naturais, em particular do vento.

A vinha exige um trabalho cuidado
                                                           
“Importa garantir às jovens plantas tudo o que precisam para crescer e ganhar força nos primeiros tempos” sublinhou o presidente da Adega Cooperativa de Palmela, José Carlos Caleiro. 


Estão entretanto a ser colocadas vigas no terreno, às quais serão ligados os arames que suportarão o crescimento da vinha, bem como reforçado o sistema de rega gota-a-gota. Todos estes elementos visam garantir que as cepas têm as condições ideais para evoluir de forma rápida e saudável.


São já visíveis as bases dos arames que suportarão a vinha
A rega gota-a-gota é a mais eficaz



Não faltará muito até que este ambiente de terra lavrada e tubos de plástico dê lugar a uma vinha verdejante e cheia de força, mas isso ficará para um outro capítulo da nossa reportagem.

domingo, 7 de julho de 2013

Não há calor que resista aos vinhos da Adega

O nosso Moscatel de Setúbal 2010 está sempre entre os preferidos

A Adega esteve em grande no Festival de Verão de Palmela e na XXIV Feira Comercial e Agrícola do Poceirão, onde muitos litros dos nossos excelentes vinhos ajudaram a refrescar as gargantas no último fim-de-semana, o mais quente do ano até ao momento.


Foi sob intenso calor que se preparou o 1º Festival de Verão de Palmela

Foram muitos os que não quiseram deixar de provar o refrescante Vale dos Barris Moscatel 2012, Branco, recentemente reconhecido como o “Melhor Vinho da Península de Setúbal”, bem como  o Vale dos Barris Syrah 2011, o preferido do Bonga. Isto sem falar dos nossos Moscatelitos, só para dar alguns exemplos. “São vinhos fantásticos”, comentaram alguns populares.


Os brancos, moscatel e pink estão entre os mais refrescantes

terça-feira, 2 de julho de 2013

Medalha de Ouro em jantar de gala

Coube a José Manuel Coutinho representar a Adega na entrega dos prémios relativos ao Concurso Ibérico da Casta Moscatel, realizado no âmbito do I Festival Ibérico do Vinho, a 3 de Maio, em Setúbal, onde o Adega Cooperativa de Palmela Moscatel Superior 2005 arrecadou uma importante Medalha de Ouro.

José Manuel Coutinho brinda ao sucesso conquistado no Festival

A cerimónia de entrega de galardões contou com a presença de Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Jorge Humberto, da Associação Baía de Setúbal, Joaquim Rosa do Céu, presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, e Henrique Soares, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal. 


A nossa Medalha de Ouro ao centro entre os restantes premiados

O dia ficou ainda marcado por um jantar com os participantes no evento e restantes convidados, tudo na Casa da Baía, em Setúbal, ao som do piano tocado por Mafalda Música.
A segunda edição do Festival Ibérico do Vinho, evento organizado pela Câmara Municipal e a Associação Baía de Setúbal, está agendada para os dias 2, 3 e 4 de Maio de 2014.

O nosso vencedor no Concurso Ibérico