segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Adega de Palmela brinda aos 50 anos da Festa das Vindimas



A Adega de Palmela orgulha-se de estar presente na 50.ª edição da Festa da Vindimas, que, entre 29 de Agosto e 3 de Setembro, promete encher de alegria as ruas da nossa vila.

Durante seis dias é celebrado o início de um novo ciclo na vida do campo, a apanha das uvas, momento ancestral, colectivo e essencial para todos aqueles que vivem a cultura do vinho.

E porque celebrar meio-século de Festa é algo de muito especial, além das já tradicionais Eleição da Rainha das Vindimas, Canto da Marcha das Vindimas, Pisa da Uva e Bênção do Mosto, Cortejo dos Camponeses, Cortejos Alegóricos e Espectáculo Pirotécnico, são muitas as atracções que prometem surpreender o visitante.

A “Sinfonia da Terra”, composta pelo maestro palmelense Jorge Salgueiro para assinalar este aniversário, interpretada por músicos e coralistas de sociedades filarmónicas locais e do conservatório, tudo emoldurado pelo espectacular fogo-de-artifício de encerramento, é um bom exemplo do que o espera.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Vinha ganha forma a cada dia que passa

A vinha da casta Alicante Bouschet, cuja plantação acompanhámos no nosso blog em meados de Junho, continua a crescer vigorosa, mostrando uma forte resistência ao calor que se tem feito sentir na região de Palmela nas últimas semanas.

Uma resistência conseguida não só pela força das cepas enxertadas em casta bravia, técnica que garante uma resposta adequada aos factores ambienteis e às pragas, como também pelo cuidado processo de rega gota-a-gota aplicado no terreno em questão, isto, claro está, entre muitos outros factores que possibilitam às plantas dispor da energia de que precisam para um desenvolvimento correcto.

Vigas de chapa galvanizada ajudam a manter arames esticados

“Estamos neste momento a trabalhar na arrumação da vinha”, explicou o presidente da Adega Cooperativa de Palmela, José Carlos Caleiro, que acompanha a evolução destes três hectares de terreno agrícola desde o primeiro momento.

“Foram colocadas nas pontas das fieiras postes em madeira de onde partem os arames a que as plantas se agarrarão em breve, garantindo que a vinha crescerá ordenada”, sublinhou o engenheiro, para continuar: “Ao longo das fieiras foram, entretanto, dispostas vigas em chapa galvanizada com o objectivo de manter os arames bem esticados”.

Arames partem dos postes de madeira para toda a vinha

Crescimento das cepas é bem visível


Uma vez que do bom funcionamento do sistema rega depende a boa saúde da vinha foi construída uma casinha onde a bomba se encontra protegida de poeiras e outros elementos que poderiam afectar a parte mecânica.

Sistema de rega encontra-se protegido numa casa à medida

Rega é controlada minuciosamente por computador 

“A distribuição da água é acompanhada com adubagem e tratamentos fitossanitários. Todo o sistema de rega é controlado por computador, pois essa é a melhor maneira de garantir que não há falhas”, concluiu José Caleiro.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Tarde de festa e reencontro na Adega

As caves da Adega Cooperativa de Palmela foram palco a 10 de Agosto último de um alegre almoço convívio que reuniu os elementos da comitiva portuguesa, formada por produtores agrícolas da Península de Setúbal e representantes de prestigiadas organizações de solidariedade social, que, em Novembro de 2011, visitou Bruxelas, onde foi recebida por representantes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu.


As caves foram o cenário do almoço
Se é verdade que o objectivo fundamental dessa visita foi dar a conhecer aos representantes europeus os desafios enfrentados por quem está no terreno nos sectores em causa, não menos verdade é que da viagem a Bruxelas nasceram amizades sólidas e um elevado sentido de grupo. “Bem vindos à nossa Adega, é bom recebê-los e às vossas famílias”, afirmou José Carlos Caleiro, Presidente da Adega de Palmela, no início do almoço.

Os mexilhões de cebolada, acompanhados pelo Vale dos Barris Branco Moscatel 2012, recentemente reconhecido como o melhor vinho da Península de Setúbal, foram duas das estrelas da tarde. “Em Bruxelas os mexilhões são um petisco muito apreciado, as moules frites, pelo que nos pareceu fazer sentido celebrar o nosso reencontro com mexilhões”, embora desta vez à moda da Adega, sublinhou José Carlos Caleiro.



A tarde foi de conversa animada e de reencontros


Ao longo da tarde foram também servidos o Palmela Tinto e, claro está, o imprescindível Moscatel de Setúbal 2011. O tinto para acompanhar os pratos de carne que sucederam aos mexilhões e o Moscatel logo à chegada, como aperitivo. Coube ao Enólogo da casa, Luís Silva, apresentar os vinhos referidos.

Luís Silva apresentou os vinhos que acompanharam os pratos


O dia terminou com um espectacular cruzeiro enoturístico no estuário do Sado, no âmbito do programa Wine Sunset Party, onde marcaram presença todos os participantes no almoço que assim o desejaram.

Os vinhos da Adega foram servidos durante todo o cruzeiro

Estiveram presentes no evento a Engª Paula Guerra, Chefe da Divisão do Ambiente e do  Ordenamento do Território, da  Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT); o Sr. António Figueiredo, na altura da visita Presidente da União das IPSS do Distrito de Setúbal; o Eng.º Carlos Briz, da Direcção da ARCOLSA; o Dr. Eugénio da Fonseca, Presidente da Caritas Diocesana; o Dr. Hernani Banha, técnico do Banco Alimentar do Distrito de Setúbal; a Dra. Isabel Ferreira, Directora Comercial da Primohorta; o Eng. José Carlos, Presidente da ACP e da Rota; Manuel Meireles, Delegado Regional da Península de Setúbal, da  DRAPLVT; o Eng. Marcos Barata, Director de Serviços de Agricultura, Pescas e do Desenvolvimento Rural, da DRAPLVT; a Dra. Maria Helena Oliveira, da Direcção da Cooperativa Agrícola de Pegões; a Dra. Madalena Cid, Coordenadora dos serviços jurídicos da DRAPLVT; o Eng. Nuno Russo, Assessor do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural e ex-Diretor da DRAPLVT; o Sr. Vitor Araújo, Vice-presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e de Flores Naturais; o Dr. Paulo Corado, Director Regional Adjunto da DRAPLVT; e o Dr. Raul Tavares, Director do Jornal “SemMais”.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sabores da Adega de Palmela em cruzeiro inesquecível


O catamaran Vertigem Azul foi pequeno para receber os muitos que quiseram apreciar ou descobrir os sabores da Adega de Palmela no final da tarde do último sábado, dia em que a nossa cooperativa foi rainha em mais um cruzeiro enoturístico Wine Sunset Party no estuário do Sado.

Cruzeiro esgotou rapidamente os mais de 70 lugares 

Houve vinhos para todos os gostos 


Foram mais de 70 os que conseguiram embarcar nesta aventura dos sentidos. Ao longo de duas horas e meia serviram-se os vinhos premiados Vale dos Barris Branco Moscatel, Vale dos Barris Rosé, Vale dos Barris Syrah e Moscatel de Setúbal, sempre acompanhados por produtos tradicionais com os quais combinaram na perfeição.


O presidente, José Carlos Caleiro, brindou com os presentes

As provas de vinhos premiados prolongaram-se pela tarde


Mais precisamente o queijo de Azeitão, o queijo seco de ovelha, o pão cozido em forno de lenha, a Fogaça de Palmela, os Esses e as tortas de Azeitão. Isto, sem esquecer, a música a cargo do Dj António Patronilho, que transformou o cruzeiro numa festa. 

Apresentações a cargo de Luís Silva 


Coube ao enólogo, Luís Silva, revelar alguns dos segredos que tornam os vinhos da Adega de Palmela tão especiais, bem como dar a conhecer as iguarias com as quais cada um deles melhor combina, tudo em ambiente descontraído e envolto por uma paisagem natural de cortar a respiração. O nosso brinde a todos os que tornaram este dia tão especial.






segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Moscatel de Honra celebra a natureza

Foi com o nosso Moscatel de Setúbal 2011 que a Liga da Protecção da Natureza (LPN) brindou ao seu 65.º aniversário, a 28 deste mês, data em que também se assinalou o Dia Nacional da Conservação da Natureza, instituído na efeméride da fundação da LPN a 28 de Julho de 1948.


A Adega de Palmela juntou-se assim a uma comemoração onde a natureza esteve em primeiro plano, com destaque para as belezas da região onde nos inserimos, tendo sido o nosso vinho o escolhido para esta cerimónia por representar a região de Setúbal enquanto marca de excelência e qualidade, foi-nos explicado por fonte da organização do evento.


A história da LPN mereceu destaque durante a comemoração
Estiveram presentes na cerimónia, realizada no Museu Oceanográfico Professor Luiz Saldanha, no Portinho da Arrábida, o Secretário de Estado do Ordenamento e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, a Presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Paula Sarmento, e a Presidente da Liga para a Protecção da Natureza, Maria João Burnay, entre outros notáveis e pessoas ligadas às questões ambientais.


Dom Duarte Pio entre os que brindaram com o nosso Moscatel
Destaque ainda para a presença do Duque de Bragança, Dom Duarte Pio, conhecido defensor da natureza, e ainda da destacada actriz, Irene Cruz, que declamou os poemas “Serra Mãe” e “Versos do Mar”, de Sebastião Salgado.

Irene Cruz durante a leitura dos poemas de Sebastião Salgado
(Fotos de Rui Cunha/RCL) 
A LPN é uma Organização Não Governamental de Ambiente com estatuto de utilidade pública e sem fins lucrativos. Enquanto Associação de Ambiente é a mais antiga da Península Ibérica. A sua missão é contribuir para a conservação da natureza e defesa do ambiente numa perspectiva de desenvolvimento sustentável.

Muitos parabéns LPN!

Vinhos com 5 Sentidos no Tróia Resort

O nosso stand pouco antes da chegada dos primeiros visitantes

Se é verdade que todos os sentidos são importantes, não menos verdade é que no que toca a vinhos o paladar é rei. Que o digam as centenas de pessoas que passaram, entre os dias 12 e 28 deste mês, pelo stand da Adega de Palmela, na marina do Tróia Resort, onde puderam apreciar, entre outros, o nosso Moscatel de Setúbal 2011, recentemente premiado em Espanha com uma Medalha de Ouro, ou o nosso Vale dos Barris Moscatel 2012, Branco, que este ano conquistou o título de “Melhor Vinho da Península de Setúbal”.

A nossa Adega esteve presente no espaço da “Feira dos 5 Sentidos”, onde, já com um cálice de um dos nossos vinhos na mão, os visitantes puderam degustar iguarias da região, bem como ficar a conhecer alguns dos melhores exemplos do artesanato local. Momentos especiais que certamente ficarão na memória de muitos.

Bastou seguir o estandarte até ao sítio certo

Inserida no Programa de Verão do Tróia Resort, a presença da nossa Adega foi emoldurada por uma série de outras iniciativas de âmbito cultural e desportivo. Teatro, cinema, circo, ginástica e stand up comedy fizeram parte da animação contínua. Algumas destas iniciativas podem ainda ser apreciadas sob o calor do Verão.

O nosso brinde a todos os que nos visitaram.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cruzeiro da Adega é já a 10 deste mês


Se gosta de navegar enquanto saboreia vinhos fantásticos não deixe de vir passear connosco já a 10 de Agosto pela costa da Península de Setúbal. Os embarques no Cruzeiro da Adega Cooperativa de Palmela acontecerão em Setúbal às 18h30 e em Tróia às 18h45. A duração da viagem será de 2h30.

Ao longo do passeio haverá provas comentadas por responsáveis da Adega e serão revelados muitos dos segredos de vinhos premiados nacional e internacionalmente, já sem falar da degustação de produtos regionais. Tudo ao som da música de António Patronilho, ex-Dj do Seagull.