segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bonga visita Adega a poucos dias de concertos em Lisboa

A Adega Cooperativa de Palmela tem a honra de estar presente na série de concertos Bonga Acústico, que terá lugar já nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, pelas 21h30, no Teatro Ibérico, na Rua de Xabregas, nº 54, em Lisboa. Tanto a estrela da canção angolana - como a sua banda e convidados - terão oportunidade de brindar ao público com alguns dos nossos vinhos recentemente apadrinhados pelo artista, entre os quais o imprescindível Vale dos Barris Syrah 2011, o seu tinto preferido.


Bonga com o grupo que o acompanhou durante a visita à nossa Adega

O interesse do consagrado cantor angolano pelo trabalho realizado na Adega de Palmela, levou-o mesmo a visitar o nosso espaço na última quarta-feira, 25 de Setembro. "Estes vinhos têm tudo para resultar em Angola, pois são de máxima qualidade e acompanham excelentemente os nossos pratos tradicionais", disse o cantor, enquanto passeava pelo espaço na companhia do presidente da Cooperativa, José Carlos Caleiro, o enólogo, Luís Silva, a representante da Confraria de Angola, Leonor Lopes Pereira, e de outros amigos.


O cantor a ouvir as explicações do enólogo, Luís Silva
José Caleiro dá a conhecer a Bonga o processo de engarrafamento

"A nossa relação é forte e para durar", afirmou ainda o artista, referindo-se à aliança com a Adega, enquanto era cumprimentado por fãs e curiosos, ou não estivesse a Adega cheia de pessoas nesta altura de vindimas, uma das mais movimentadas do ano. No final da visita houve um brinde com Moscatel à força da amizade.

O brinde com Moscatel uniu ainda mais o grupo
O presidente da Adega e a estrela angolana no espaço de exposição de vinhos

Sendo para muitos a referência musical de uma geração sedenta da defesa do tradicionalismo, Bonga segue fiel ao seu propósito de preservação e divulgação da mais intrínseca tradição musical e oral angolana, a qual lhe corre nas veias... A essência do semba, que verbaliza com uma singularidade mundialmente reconhecida. O concerto conta com Betinho Feijó, guitarra, Juvenal Cabral, baixo, Ciro Bertini, acordeão, e Gipson Fantoma, bateria.

Preços:
Individual: 12.50 euros
Casal: 20 euros
Estudantes: 10 euros
Crianças: 10 euros
Maiores de 65 anos: 10 euros

Reservas:
Teatro Ibérico
bilheteira@teatroiberico.org
Tlf: 218 682 531
Tlm: 927510092



domingo, 29 de setembro de 2013

Ouro, Prata e Bronze no Norte da Europa e na China

O nosso Moscatel de Setúbal 2011 conquistou uma Medalha de Ouro no maior concurso de vinho do mundo reconhecido pela União Europeia, o AWC Vienna, na Áustria, onde foram provados nada menos do que 12.299 vinhos de 39 países. Viajaram ainda de Viena de Áustria para Palmela duas medalhas de prata. Os conquistadores de tão reluzentes galardões foram o Vale dos Barris Syrah 2011, o vinho preferido do nosso embaixador, Bonga, e o Palmela Tinto 2012. As provas decorreram em Agosto e a lista total de premiados só será revelada em Novembro.

Ouro e Prata no pódio de Viena





Para mais informações: http://www.awc-vienna.at/en/


Também do norte da Europa, mas desta feita da Alemanha, “voaram” para a nossa Adega outras duas medalhas de prata. Os prémios foram conquistados no importante concurso internacional Mundus Vini, que teve lugar entre 27 e 28 de Maio, na cidade de Neustadt, e que só agora foram revelados. Os nossos medalhados são o Vale dos Barris Branco 2012 e o Palmela Tinto 2012. Estiveram a concurso 6 mil vinhos avaliados por 180 especialistas.

O melhor vinho da Península de Setúbal volta a marcar pontos


Mas não só a Europa do Norte foi recentemente palco das conquistas da Adega de Palmela, também a China tem histórias a contar, mais precisamente duas, a da conquista de uma Medalha de Prata e de uma Medalha de Bronze. A Prata no Vinalies China, em Penglai, com o Vale dos Barris Branco 2012, e o Bronze, no Decanter Asia, em Hong Kong, com o Vale dos Barris Castelão 2011. Os concursos realizaram-se no Verão, em Julho e Setembro, respectivamente, mas os resultados só agora começaram a ser revelados.

Sabores de Palmela chegam à China










terça-feira, 24 de setembro de 2013

Vinhos da Adega com sotaque brasileiro


Os vinhos da nossa Adega deram um brilho especial ao VI Seminário Luso-Brasileiro, que decorreu nos dias 12 e 13 deste mês, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sob o tema "Educação de jovens e Adultos, das Políticas às Lógicas de Acção".

Foram muitos os participantes, entre portugueses e luso-brasileiros, que não quiserem deixar de provar os vinhos da Adega de Palmela, tanto durante a recepção de boas vindas, que teve lugar na primeira noite no Pátio da Universidade, como ao longo de todo o evento, uma vez que os nossos vinhos estiveram disponíveis os dois dias.

Os vinhos da Adega estiveram disponíveis os dois dias

A satisfação foi visível nos rostos de quem os provou pela primeira vez, bem como na expressão daqueles que já os conhecendo não perderam a oportunidade de os voltar a beber. Não faltaram elogios e mimos à nossa Adega e não faltou também quem se impressionasse com a relação qualidade/preço e quem solicitasse informação sobre a forma como são produzidos, os seus segredos, a possibilidade de visitar a Adega, entre muitas outras coisas. A todos tentámos dar a atenção merecida.

Foram muitos os que se interessaram e fizeram perguntas sobre os vinhos

Entre os vinhos mais bebidos e elogiados, o destaque vai para os tintos, em especial para o nosso Vale de Barris Syrah 2011, que recentemente conquistou uma Medalha de Ouro num importante concurso na Alemanha, e que a estrela da música angolana, Bonga, assumiu ser o seu “vinho preferido”. Importa salientar que Bonga é hoje um importante embaixador da Adega de Palmela a nível nacional e internacional.

O nosso Syrah 2011 esteve em destaque

A aposta da Adega Cooperativa de Palmela em produtos da máxima qualidade a preços justos voltou a mostrar ser a mais acertada.


Bonga ao lado da Adega na conquista de mercados

A estratégia de internacionalização da Adega de Palmela “assenta actualmente em três destinos, Angola, Brasil e China”, quem o afirma é José Carlos Caleiro, presidente da direcção da nossa Cooperativa para continuar: “Em Angola já estamos em Cabinda, onde os nossos vinhos têm alcançado um importante sucesso, o que nos leva a perspectivar expandir a sua comercialização para outras metrópoles do país. Luanda é uma delas”, sublinhou.


Bonga com os representantes da Adega, José Carlos Caleiro e Luís Silva

É neste contexto que surge a estrela da música angolana, Bonga, como embaixador da Adega de Palmela não só naquele importante mercado africano, mas também. “O Bonga conheceu os nossos vinhos através de uma amiga comum, Leonor Lopes Pereira, da direcção da Confraria de Angola, que lhe ofereceu algumas garrafas. O facto de ter adorado acabou por o trazer até nós e rapidamente nasceu uma grande amizade”, explicou José Carlos Caleiro.


A estrela angolana é embaixador da nossa Adega

“Foi depois do Bonga ter assumido publicamente que o nosso Vale dos Barris Syrah 2011 é o seu vinho preferido, já em Junho deste ano, que nos lembrámos de o convidar a ajudar-nos a apresentar os nossos vinhos, especialmente em Angola”, o que, a estrela da canção “aceitou de imediato, sublinhando a excelente qualidade dos mesmos e sem solicitar nada em troca”, contou o responsável.

Quanto à entrada no mercado brasileiro, o presidente da Adega de Palmela explica também neste caso existir uma estratégia bem definida. “O que nos importa não é vender um ou dois contentores para o Brasil, antes criar o canal necessário a um crescimento sustentado”, salientou o responsável, avançando que esse trabalho de prospecção já está a ser feito “no estado de São Paulo”.

O cantor a apreciar o nosso Syrah
No que respeita à China, a região é actualmente entendida como um todo. “Procuramos, através da CVR, perceber bem a mecânica do mercado e a sua natureza por forma a levar-nos a cabo uma estratégia de incrementação, fidelização e sustentação”. Também aí objectivo não é momentâneo, mas de continuidade.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Conheça o gigante que anda a ajudar nas vindimas

A azáfama é grande nas vinhas onde são produzidas as uvas que estão na base dos fantásticos vinhos da Adega Cooperativa de Palmela. Acompanhámos as vindimas num terreno com cerca de oito hectares, onde são produzidas as castas Syrah e Alicante, e onde o trabalho é feito utilizando-se uma gigantesca máquina de vindimar.


A elevada altura da máquina permite-lhe passar por cima das videiras

A altura da máquina em causa, cerca de três metros, permite-lhe passar por cima das videiras, que ficam entre as imensas "pernas" do aparelho. Os cachos são então recolhidos graças a uns delicados dentes de plástico que, rodando constantemente em ambos os lados do gigante, enquanto este percorre as videiras, os retira sem que as plantas sofram qualquer dano.

As uvas são depois guardadas em dois depósitos, situados em ambos os lados do aparelho, que, quando cheios, são despejados nos atrelados de tractores ou em camiões.


Toda a vinha tem de estar preparada de forma a permitir as manobras


Para evitar quaisquer problemas durante a vindima tudo tem de ser previamente preparado. É fundamental haver espaço de circulação e de manobra. As videiras não podem ser mais altas ou mais largas do que o intervalo entre as "pernas" da máquina.

As uvas são despejadas automaticamente nos atrelados de transporte


Além de um cuidado trabalho de poda, a própria plantação das videiras e a forma como são colocados os arames que as sustentam obedecem a regras e a medidas bem mais específicas do que as que vigoram nos terrenos tradicionais.

Graças a esta recente tecnologia, um único operador pode substituir dezenas de pessoas. A diminuição do tempo de execução e de custos é evidente. Um trabalho que exigiria trinta pessoas pode agora ser feito por três, e duas semanas de trabalho são reduzidas a três dias.

Tanto a plantação como a poda da vinha obedecem a medidas bem definidas

Esta nova técnica garante a possibilidade de uma vindima mais rápida. feita quando as uvas estão no ponto ideal de maturação, garantindo o máximo de qualidade do fruto, e diminuindo os custos de produção e, consequentemente, do vinho. Tudo isto contribui para que a Adega de Palmela, ao contrário de dezenas de cooperativas vitivinícolas desaparecidas, seja hoje um actor de valor reconhecido no mercado.


Tractores e camiões levam as uvas para a Adega
Os métodos tradicionais de vindimar continuam, no entanto, vivos, na nossa Adega, complementando-se ambas as formas. Mas isso fica para um outro texto.

domingo, 8 de setembro de 2013

Festa de Bonga assinala amizade com Adega de Palmela

Os presidente e enólogo da Adega de Palmela, José Carlos Caleiro e Luís Silva, respectivamente, estiveram entre os convidados de honra da estrela da música angolana, Bonga, na festa do seu 71.º aniversário, a 5 deste mês, no restaurante africano Mulemba X'Angola, durante a qual o famoso cantor apadrinhou a Cooperativa e destacou a "excelência" dos vinhos por esta produzidos.

Entre os vinhos servidos durante o jantar, todos da Adega de Palmela, destaque para os Vale dos Barris Syrah 2011, o vinho preferido do Bonga, recentemente premiado na Alemanha com uma Medalha de Ouro, e o Vale dos Barris Moscatel 2012, Branco, que, em Maio último, conquistou o título de "Melhor Vinho da Península de Setúbal". Um vinho refrescante e que se revelou muito d

o agrado de todos os presentes numa festa quente, onde não faltaram as canções e os ritmos angolanos.

Os cerca de 70 convidados, entre os quais diversas estrelas da música e da representação, como a multi premiada cantora de ascendência cabo-verdiana, Lura, e a actriz, Rita Ribeiro, que podemos ver na novela "Doida por Ti", na TVI, foram recebidos com Moscatel de Setúbal, vinho licoroso que acompanhou as iguarias tipicamente angolanas que precederam o jantar. Destaque ainda para a presença de elementos da Confraria Gastronómica de Angola, entre os quais Leonor Lopes Pereira, amiga pessoal da estrela angolana e apaixonada pelos vinhos da Adega de Palmela.

Já durante o discurso de agradecimento aos presentes, José Adelino Barceló de Carvalho, mais conhecido por Bonga, assinalou a presença dos representantes da Adega de Palmela na festa do seu aniversário, e sublinhou a "amizade" e a ligação que tem à Cooperativa vitivinícola que apadrinha. A festa prosseguiu pela madrugada numa conhecida discoteca africana da capital.

A festa no Mulemba X'Angola contou com cerca de 70 convidados

Bonga com Lura, artista que ajudou a lançar

Representantes da Adega jantaram junto de estrelas da canção e representação

Presidente da Adega de Palmela dançou com a famosa Lura
Não faltou o vinho preferido do Bonga

O aniversariante com a actriz Rita Ribeiro


Bonga junto a responsáveis da Adega e de amigos enquanto discursava

O "Melhor Vinho da Península de Setúbal"



Responsável da Confraria de Angola também lembrou a presença da Adega



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Bonga apadrinha Adega de Palmela na festa de aniversário



A Adega de Palmela orgulha-se de estar presente na grande festa do 71.º aniversário de Bonga, hoje, 5 de Setembro, no restaurante “Mulemba Xangola”.

A grande estrela da música angolana decidiu recentemente apadrinhar os vinhos da nossa casa por os considerar “de excelente qualidade” e enriquecedores dos mais variados momentos, já sem falar da importância que têm para o concelho e para o país. Quer a acompanhar uma refeição, um petisco, ou, simplesmente, a servir de aperitivo são “fantásticos”.

O Vale dos Barris Syrah 2011, recentemente vencedor de uma Medalha de Ouro, na Alemanha, e reconhecido por Bonga como o seu “vinho preferido”, abriu as portas à vontade do cantor de conhecer outras delícias da Adega de Palmela e o resultado não podia ser melhor: “São vinhos incríveis e por isso estou com a Adega para o que for preciso”.


A forte amizade entre Bonga e a Adega de Palmela será oficializada durante a festa de aniversário. No decurso dos festejos serão servidos os vinhos premiados e o enólogo, Luís Silva, dará a conhecer as suas características e as melhores formas de serem apreciados.

 Um brinde ao Bonga e à Adega de Palmela!

Não vai faltar o vinho preferido do aniversariante :)

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Um brinde à Festa das Vindimas em fotos

Termina hoje a Festa das Vindimas, em Palmela. Ao longo de seis dias não faltaram momentos especiais nesta que foi a 50.ª edição do evento. A tendinha da nossa Adega foi visitada por milhares e os melhores vinhos não deixaram de correr para agrado de apreciadores e curiosos. O álbum de fotografias da Festa está aqui no seu blog.

Um brinde da Adega de Palmela à Festa das Vindimas e até para o ano :)















Fotos por João Nascimento e Ricardo Vilhena

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Adega de Palmela em grande na Festa das Vindimas

A azáfama tem sido muita na tendinha da Adega de Palmela, na Festa das Vindimas, onde já passaram, até ao momento, milhares de pessoas para provar, ou comprar, alguns dos melhores vinhos da região.

Alguns dos vinhos mais refrescantes da casa, e muito premiados também, como o Vale dos Barris Branco Moscatel 2012, recentemente reconhecido como o melhor vinho da Península de Setúbal, e o Vale dos Barris Pink, estiveram entre os mais solicitados nesta altura de verão, tal como os moscatéis, muito do agrado de todos.

A Festa das Vindimas termina amanhã à noite com um espectacular fogo-de-artifício e um momento musical que promete ser inesquecível. 


Um brinde à Festa das Vindimas! 

Apreciadores e curiosos invadem a tendinha da Adega de Palmela todos os dias
A nossa Adega no mapa da Casa Mãe da Rota dos Vinhos




Vinhos premiados estão em destaque no nosso espaço na Festa das Vindimas