segunda-feira, 28 de abril de 2014

Está em curso nas vinhas a batalha contra o míldio e o oídio


Seja qual for a altura do ano, o trabalho nas vinhas não pára. Agora, e até Junho, é tempo de prevenir e combater as infecções de que as cepas podem ser alvo por parte de perigosos endoparasitas, vulgarmente conhecidos como fungos, de que são exemplos o míldio e o oídio. Condições de tempo quente, intervalado por humidade ou chuva, como tem acontecido este ano, aumentam o risco de infecções, e, consequentemente, a necessidade de acções preventivas mais intensas.

Uma ventoinha ajuda a espalhar
os produtos fitossanitários 

A pulverização é feita de forma a abranger todas as plantas




















O aparecimento de pequenas manchas nas folhas é um dos sinais mais comuns de que a videira está a ser atacada, o que não é hábito acontecer nas vinhas que integram os cerca de mil hectares dos cooperantes da Adega de Palmela, uma vez aqui a prevenção ser palavra de ordem. Além da aplicação de produtos fitossanitários adequados à protecção das plantas, é necessário tratar a vinha com todo o cuidado e grande dedicação.


O combate ao míldio e oídio é fundamental para garantir uma boa produção

A eliminação dos ramos ladrões, ou seja, daqueles que prejudicam o crescimento harmonioso das cepas e retiram força à vinha, é fundamental à saúde das plantas. É preciso também garantir uma boa drenagem dos terrenos, a fim de evitar poças ou águas estagnadas, uma vez esses espaços húmidos facilitarem a proliferação dos fungos e de outros perigos semelhantes.


O tractor percorre todas as linhas que compõem a vinha
A saúde vê-se no verde das folhas




















Pulverizar as plantas na altura certa com os produtos fitossanitários adequados é fundamental a garantir a saúde das plantas e, claro está, uma boa produção futura. Quer a preparação dos referidos produtos, quer a sua aplicação, devem ser feitas de forma cuidadosa e sempre tendo em conta elevadas preocupações de segurança. É obrigatório ler os rótulos com o máximo de atenção, bem como o uso de fatos adequados e de máscaras, a fim de evitar erros e inalação de químicos perigosos.


O Castelo de Palmela é imagem de marca desta região vinícola 

Um tractor, munido com uma poderosa ventoinha, é a ferramenta ideal para espalhar o composto pelas vinhas, uma vez ser exageradamente demorado e cansativo o uso de pequenos expressores transportáveis às costas em terrenos com uma extensão de muitos hectares. 



domingo, 27 de abril de 2014

Brinde ao 25 de Abril com Moscatel da Adega de Palmela


O Moscatel da Adega de Palmela foi o vinho escolhido para brindar à liberdade no final da Sessão Solene Evocativa do 40.º Aniversário do 25 de Abril, que teve lugar no Cineteatro São João, em Palmela, na manhã do feriado que assinalou a Revolução dos Cravos.

Os presentes abraçaram-se e cantaram Grândola Vila Morena
A cerimónia, presidida pela Presidente da Assembleia Municipal de Palmela, Ana Teresa Vicente, ficou marcada pelo discurso do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, muito critico das actuais políticas do Governo, bem como do momento em que as pessoas que enchiam a plateia se levantaram e, unidos aos representantes autárquicos, entoaram o Grândola Vila Morena e o Hino Nacional.

A arte teve direito à palavra
Ana Teresa Vicente juntou-se a quem assistia

Indalécio Bastos representou a nossa Adega























A Adega Cooperativa de Palmela esteve representada aos mais alto nível por um dos membros da Direcção, Indalécio Bastos, que, no final, já durante o Moscatel de Honra, cumprimentou os representantes máximos da Autarquia de Palmela, bem como muitos dos outros presentes.

Álvaro Amaro e amigos durante o Moscatel de Honra
Ana Teresa Vicente em conversa com Indalécio Bastos

O Moscatel da Adega trouxe sabor à cerimónia
Mesa de sabores




Nada como o Moscatel para gerar boas conversas










Quem quis assistir à cerimónia foi recebido pelas músicas de Abril, entoadas por várias bandas do Concelho, tendo a Sessão Solene ficado ainda marcada pela intervenção de uma popular que, depois de respeitosamente ter pedido a palavra, que lhe foi concedida pela Presidente da Assembleia, falou da importância da poesia e da arte em sentido lato como valores de liberdade que têm de ser defendidos.

Foi com a música das bandas que abriu a celebração da Revolução dos Cravos



segunda-feira, 21 de abril de 2014

Adega recebe visita de Escola Superior de Hotelaria do Estoril


A Adega Cooperativa de Palmela recebeu a poucos dias da Páscoa, terça-feira, dia 15 deste mês, a visita de cerca de uma dezena de alunos de mestrado da Escola Superior de Hotelaria do Estoril, uma das mais prestigiadas entidades nacionais dedicadas à formação de jovens quadros e profissionais do sector do turismo nas áreas da hotelaria e restauração. 


Os futuros profissionais ficaram a conhecer o funcionamento da Adega

Os jovens foram guiados na Adega pelo Enólogo, Luís Silva, e acompanhados pelo Presidente da Direcção, José Carlos Caleiro, e o Director, Indalécio Bastos, que mostraram e explicaram o funcionamento de toda a linha, desde a chegada da uva até ao engarrafamento e partida do vinho para os espaços comerciais. "É muito interessante ver como as coisas funcionam na prática, uma pessoa fica com um conhecimento mais claro e concreto", disse um dos participantes na visita a este blog.


A função de cada espaço da Adega foi explicada por Luís Silva
As máquinas geraram curiosidade





















Os alunos, que vieram acompanhados pelas professoras Manuela Guerra e Cláudia Azevedo, tiveram oportunidade de conversar com os responsáveis da Adega e de acompanhar ao vivo o funcionamento de toda esta casa de néctares. Houve ainda lugar a perguntas e a uma prova de vinhos durante a qual também foram servidos petiscos da região, o que fez as delícias dos presentes.


O processo de embalamento também mereceu a atenção dos alunos

"É incrível como o Moscatel muda com o tempo, parecem dois vinhos diferentes", disse uma das jovens ao provar o Adega de Palmela Moscatel Superior 2005, uma das preciosidades da casa. Ao longo da tarde foram ainda provados o Syrah, os Vales de Barris Branco Moscatel e Vale dos Barris Pink, bem como o novíssimo Espumante Moscatel e o Moscatel de Setúbal, entre outros rótulos, muitos dos quais recentemente medalhados.


Foram servidos alguns dos vinhos mais emblemáticos 
A variedade foi muita sobre a mesa





















As provas foram acompanhadas pelo enólogo, Luís Silva, que explicou as características dos vinhos, os pratos, petiscos ou doces que melhor acompanham a degustação de cada um, além de curiosos pormenores relacionados com os métodos de produção. Nenhuma pergunta ficou sem resposta. Todos os presentes receberam no final uma lembrança, nada menos do que uma garrafa de Vale dos Barris Branco Moscatel, uma das jóias da casa.


O Vale dos Barris Pink esteve entre os vinhos degustados
A prova motivou a conversa















Um brinde à Escola Superior de Hotelaria do Estoril, aos seus alunos e professores, pelo excelente trabalho que realizam na formação de profissionais em áreas tão importantes para o nosso país como são a hotelaria e a restauração.



domingo, 20 de abril de 2014

Sabores da Adega de Palmela valem Ouro e Prata em França


Uma Medalha de Ouro e três Medalhas de Prata são as mais recentes conquistas da Adega de Palmela em concursos internacionais. Os quatro prémios foram conseguidos em França, entre os dias 4 e 5 deste mês, três dos quais, uma Medalha de Ouro e duas Medalhas de Prata, no famoso Concurso Internacional de Lyon, e outra, uma Medalha de Prata, no igualmente reconhecido Challenge du Vin.



As estrelas foram o nosso Vale dos Barris Branco Moscatel 2013, herdeiro natural do Vale dos Barris Branco Moscatel 2012, eleito no último ano “Melhor Vinho da Península de Setúbal”, que arrecadou o Ouro. O Vale dos Barris Pink (Rosé), por seu lado, trouxe para Palmela nada menos do que duas Medalhas de Prata, uma no Concurso Internacional de Lyon e a outra no Challenge du Vin, o que dá bem nota do crescente reconhecimento deste delicioso Rosé a nível internacional. O Adega de Palmela Branco 2013, outro importante rótulo da nossa casa, trouxe de Lyon uma Medalha de Prata.




Em Lyon, que se apresenta como a capital mundial do paladar, estiveram este ano em competição 3685 vinhos de 22 países. Estes quase 3700 vinhos representam uma selecção do melhor que se produz à escala global. Os vinhos a concurso no Challenge du Vin, evento que teve lugar em Bordéus, foram ainda mais, nada menos do que 5 mil de 38 países. Os néctares foram degustados por 800 especialistas internacionais.

Links de interesse:



terça-feira, 15 de abril de 2014

Bem-estar celebrado com Moscatel da Adega


O Hotel do Sado, em Setúbal, foi palco, este domingo, 13 de Abril, da celebração da qualidade e espírito de serviço comunitário de cinco entidades da cidade que são referência nas suas áreas de actuação. Uma celebração que juntou centenas de pessoas num agradável diálogo e convívio e onde não faltou o Sol e, claro, está, o precioso Moscatel da Adega Cooperativa de Palmela.


Os convidados foram recebidos com o Moscatel da nossa Adega

A honra de receber os convidados coube mesmo à Adega de Palmela, através da oferta de um Moscatel de Honra a todos os que iam chegando ao espaço do evento, não tardando a esplanada panorâmica do Hotel do Sado a encher-se de conversa e boa disposição. 


A importância de cuidar da saúde foi um tema comum
Elementos da Image Esthetique




















As  envolvidas neste encontro de empresas dedicadas à saúde e bem-estar foram a Image Esthetique (Estética, Spa e Cabeleireiro), a Gentil Care (Apoio ao Domicílio e Baby Sitting), a Vetrinarea (Centro Cirúrgico para Animais de Estimação, Exames Clínicos e Emergências 24h), a Optical Visage (Lentes de Contacto, Óculos de Sol e Óculos Graduados) e a Oral Clinic (Medicina Dentária, Ortodoncia e Implantologia).


Um Moscatel bem gelado numa tarde de Sol

O convívio prolongou-se durante toda a tarde

O evento, que teve início pelas 15h30, prolongou-se pela tarde, primeiro com a apresentação de cada uma das entidades envolvidas e o seu papel na área do bem-estar, e depois com um beberete onde não faltaram petiscos e doces da região, e onde o Moscatel da Adega de Palmela voltou a merecer um importante destaque. "É um vinho espectacular, e assim tomado, bem fresco, e com este Sol, nem há palavras", disse ao nosso blog uma das senhoras presentes.



sábado, 12 de abril de 2014

Adega de Palmela foi às aulas no Intituto Piaget


Os sabores da Adega de Palmela apaladaram o 10.º Encontro de Educação da ESSE Jean Piaget, em Almada, onde, entre os dias 10 e 12 de Abril, foi alvo de reflexão o tema “Identidade e Património”.


O 10.º Encontro de Educação reuniu centenas de interessados

Ao longo do evento, que contou com a intervenção de alguns dos mais conceituados especialistas na matéria em debate, bem como com a presença do Presidente do Conselho do Instituto Piaget, Luís Cardoso, e o Director da Escola Superior Jean Piaget, em Almada, João Couveiro, houve lugar a um Moscatel de Honra, que foi servido a cerca de 120 pessoas.


A presença da Adega de Palmela marcou os momentos de pausa

Não só o Moscatel, como os outros vinhos premiados da Adega, estiveram disponíveis gratuitamente para todos os que os quiseram provar, intervenientes e público, durante os intervalos do Encontro. “Vinhos delicados e saborosos”, disse a este blog um dos participantes.


Os vinhos despertaram a curiosidade dos participantes
As bancas de livros não podiam faltar














Empenhada no apoio a eventos com evidente importância educacional, cultural, artística ou desportiva, a Adega Cooperativa de Palmela voltou a marcar presença num acontecimento de grande relevância em termos culturais e sociais.


Não há nada como conversar com um bom vinho na mão
Piaget também é selo editorial













“Na formação, que é vida, poder-se-á encontrar espaço privilegiado de partilha, questionamento e reflexão. Se entendermos o conceito de Identidade como permanência, mas igualmente como processo de recriação e reconstrução, será conhecendo, valorizando e amando o vasto Património de que somos herdeiros, nas suas mais diversas facetas, expressões e contextos, que melhor podemos contribuir para uma Educação verdadeiramente criativa e transformadora”, pode ler-se no texto de apresentação do Encontro.



sexta-feira, 11 de abril de 2014

Adega de Palmela apoia 7.º Estágio de Banda – Palmela 2014


O 7.º Estágio de Banda – Palmela 2014, que conta com o apoio da Adega Cooperativa de Palmela, e que teve início a 9 deste mês, quarta-feira, termina este sábado, 12 de Abril, com um grande Concerto de Encerramento sob a direcção dos maestros Lorenzo Della Fonte e Pedro Ferreira. O Concerto tem início às 21h30, no Cine Teatro S. João, em Palmela, e o preço de entrada é de 3 euros. Apareça!





terça-feira, 8 de abril de 2014

Vinhos da Adega com Identidade e Património no Piaget


A Adega Cooperativa de Palmela está presente no 10.º Encontro de Educação da ESSE Jean Piaget, em Almada, onde, entre 10 e 12 de Abril, o tema “Identidade e Património” será motivo de todas as atenções.


Ao longo do evento, que conta com a intervenção de alguns dos mais conceituados especialistas na matéria em debate, bem como com a presença do Presidente do Conselho do Instituto Piaget, Luís Cardoso, e o Director da Escola Superior Jean Piaget, em Almada, João Couveiro, haverá lugar a um Moscatel de Honra, ficando os vinhos da Adega de Palmela disponíveis durante os três dias a todos os que os queiram provar ou mesmo comprar, graças a uma banca criada com essa finalidade.

O Moscatel de Honra será servido aos mais de 120 participantes neste 10.º Encontro de Educação, esta edição subordinado a temática "Identidade e Património". A presença da Adega de Palmela será claramente sublinhada por bandeiras e cartazes no recinto.

Sempre empenhada no apoio a eventos com evidente importância educacional, cultural, artística ou desportiva, a Adega de Palmela volta a estar presente num acontecimento de grande relevância não só a nível local como nacional, ou não fossem Identidade e Património assuntos que dizem respeito a todos e a cada um de nós.

Links de interesse:




segunda-feira, 7 de abril de 2014

Vinhos da Adega brilham no Festival do Queijo, Pão e Vinho


Não houve mãos a medir no stand da Adega Cooperativa de Palmela ao longo dos três dias do Festival do Queijo, Pão e Vinho, na Quinta do Anjo, em Palmela, que ontem terminou. Foram incontáveis os que quiseram provar os vinhos desta casa, acabando, muitos deles por levar algumas garrafas consigo. "Os vinhos são excepcionais e estão a um óptimo preço", disse ao nosso blog um fã assumido da Adega. "Continuem a fazer vinhos assim", acrescentou de copo ao alto em tom de brinde.

Foram milhares os visitantes do Festival que passaram pelo stand da Adega
"Isto hoje não tem parado e ontem também esteve assim", contou, com um sorriso no rosto, Filipa Vilela, que, tal como Ana Lopes, assegurou o atendimento ao "balcão" da Adega de Palmela, nesta que foi a 20.ª edição de um dos mais importantes eventos da região. Vinte anos a celebrar o que Palmela tem de melhor com as suas gentes e visitantes.

São cada vez mais as mulheres que gostam de saborear um bom vinho
Entre os vinhos mais vendidos durante o Festival destacam-se o multi-premiado Vale dos Barris Branco Moscatel, os tintos Vale dos Barris Castelão e Vale dos Barris Syrah, este último o preferido do nosso embaixador Bonga, e, claro está, o precioso Moscatel de Setúbal. Ainda de destacar o novíssimo Espumante Moscatel, néctar que despertou inúmeras atenções e cuja venda também atingiu valores recorde. 

Grande diversidade de oferta é uma das características da Adega
A simpatia é uma imagem de marca


O nosso Espumante Moscatel teve mesmo honras de uma apresentação especial acompanhada de prova, no Auditório Central, no último dia do Festival, pelas 16h30. A apresentação esteve a cargo de Filipa Vilela que, no final, esclareceu as dúvidas e a curiosidade dos presentes. Um momento especial de descoberta de sabor e revelação de segredos.

Apresentação da nova estrela da Adega no auditório sob o lema
"Uvas Moscatel Também Produzem Espumante" 
O nosso Espumante no espaço
da Casa Mãe Rota dos Vinhos









A já famosa corrida de ovelhas









Mas nem só de vinhos foi feito este evento, os pães e os queijos tiveram importância igual. Já sem esquecer o leitão, os enchidos, os passeios a cavalo para os mais pequeninos, a música ao vivo, as mostras de animais e até uma fantástica corrida de ovelhas, entre muitas outras coisas. Três dias de festa carregados de sabor. Para o ano há mais!

O Festival atraiu largos milhares de visitantes ao longo de todo o fim-de-semana



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Acompanhe-nos na delicada arte de podar a vinha



A poda tem de ser feita manualmente
A poda é um trabalho delicado e essencial à criação ou manutenção de uma vinha saudável e produtiva. Tal como no passado, a poda é feita manualmente, até porque ainda não existem máquinas com a subtileza suficiente a executar tal função sem danificar a vinha. Trata-se assim de uma arte, podemos dizer, artesanal.

As vinhas ganham vida entre os meses de Janeiro e Março


É entre os meses de Janeiro e Março, dependendo dos locais e altitude a que as vinhas estão situadas, que tem lugar a poda. As vinhas enchem-se de pessoas, a maioria delas com vasta experiência nesta actividade, e outras mais novas, que aprendem com os mestres.


O corte tem de ser preciso e no sítio certo

A forma como é feita a poda é determinante em toda a vida da vinha, uma vez desse acto de preparação da vindima depender a produção futura. Isto porque a forma como ocorrerá a rebentação das cepas depende em grande medida da maneira como a poda foi executada.


As cepas já não precisam dos tubos
O terreno será limpo das ervas que roubam água à jovem vinha




















Caso haja muita ramificação da vinha, a humidade captada pelas cepas será muito dispersa, não se desenvolvendo os cachos harmoniosamente. Pelo contrário, se a poda for demasiado extensiva, os cachos nascidos não serão em quantidade suficiente para assegurar uma boa produção vinícola. Como em tudo, é no equilíbrio que está a virtude. 


Todas as cepas exigem um tratamento pormenorizado e delicado

No caso das vinhas muito jovens, que ainda não estão a produzir, a poda pode atrasar-se um pouco, acontecendo por vezes depois de Março. Nesses casos, os tubos que protegiam a cepa bebé são retirados com cuidado e os ramos que estão a mais cortados de forma a que a planta tenha um crescimento harmonioso. O corte é feito por cima dos nós presentes no ramo principal, pois é nesses nós, ou olhos da planta, como são conhecidos popularmente, que se vai dar a rebentação.


A equipa de poda opta muitas vezes por almoçar mesmo na vinha

Algum tempo após a poda, tem início o processo de pulverização contra o oídio e o míldio, dois perigosos fungos que, caso não sejam combatidos na altura certa, podem pôr em risco toda a produção, Mais tarde é preciso combater a traça e outros parasitas, mas essa é outra história.