quinta-feira, 29 de maio de 2014

Palmela Branco enaltece caldeirada à moda dos pescadores


Tal como era esperado, a caldeirada de celebração do Dia do Pescador, organizada esta quinta-feira, dia 29 de Maio, pelo jornal O Setubalense, no espaço do Baluarte do Cais, em Setúbal, foi uma verdadeira festa de sabores ao combinar um prato típico da região, feito à moda dos pescadores, como manda a tradição, com os excelentes vinhos da Adega de Palmela.


O Palmela Branco foi usado para dar mais sabor à caldeirada

Coube aos irmãos, António e José Cesteiro, com muita experiência na cozinha, preparar e cozinhar a caldeirada perante uma plateia entusiasmada. Um momento muito interessante e que foi acompanhado pelos comentários do jornalista Amilcar Malhó, entendido na arte da gastronomia, que, não deixou de comentar o vinho escolhido para acompanhar o prato de peixe, o Palmela Branco, da Adega Cooperativa de Palmela.


Ingredientes frescos são o segredo deste prato
Preparação feita ao vivo












"Ainda que um vinho tinto novo também fizesse sentido, um branco, como este Palmela, combina muito bem com a caldeirada", disse Amilcar Malhó. Afirmação que se percebeu, ao longo da intervenção, ter a ver com o facto do vinho em causa contribuir para exaltar todos os sabores da refeição e não para os eliminar.


Amilcar Malhó falou da caldeirada e da história deste prato
Troca de impressões sobre a arte de fazer um bom prato

Além do Adega de Palmela Branco, premiado este mês com uma Medalha de Ouro, no Concours Mondial de Bruxelles, que acompanhou a caldeirada, os convidados tiveram também a oportunidade de saborear o nossos Vale dos Barris Castelão, Moscatel de Setúbal e Espumante Moscatel. Todos os produtos servidos foram da região.


José Carlos Caleiro à mesa com os restantes convidados

Uma iguaria delicada que agradou a todos os presentes

"Um evento muito interessante. É curioso ver o prato ser feito ao vivo, bem como perceber a história que está associada, as coisas ganham outro sabor", disse ao nosso blog o Presidente da Adega, José Carlos Caleiro, pouco depois de um brinde como Espumante Moscatel a um dia tão especial.




Medalhas de Ouro em França celebradas em Hong Kong


Duas Medalhas de Ouro no Concurso Les Citadelles du Vin, em Bordéus, França, são as mais recentes conquistas da Adega Cooperativa de Palmela, que, desde o início do ano, já arrecadou perto de duas dezenas de galardões. As duas novas Medalhas de Ouro foram para o Vale dos Brarris Branco 2013 e Vale dos Barris Syrah 2011.




O Concurso, realizado entre os dias 17 e 19 deste mês, reuniu na cidade francesa 50 provadores internacionais de “alto nível”, como é referido no site oficial do evento, com o objectivo de eleger os melhores vinhos entre mais de 120 amostras de 30 países.


Mais de 75% dos vinhos em competição não foram franceses, o que torna o Les Citadelles du Vin um dos eventos enológicos mais prestigiados do planeta. A entrega dos prémios e promoção dos vinhos vencedores foi feita na influente feira de vinhos e bebidas espirituosas de Hong Kong, Vinexpo Asia-Pacific 2014, onde a Adega de Palmela tem um stand e está representada pelo enólogo Luís Silva.






quarta-feira, 28 de maio de 2014

Vinhos da Adega em celebração do Dia do Pescador


O Adega de Palmela Branco, da Adega Cooperativa de Palmela, vai ser o vinho em destaque no almoço, promovido pelo jornal O Setubalense, que se realiza amanhã, no espectacular espaço do Baluarte do Cais, em Setúbal, e que assinala o Dia do Pescador.




A tradicional caldeirada de peixe, executada com a mestria de um pescador local, será o prato em destaque nesta refeição, que reunirá em volta da mesa dezenas de representantes das forças vivas do Concelho. Além do Adega de Palmela Branco, premiado este mês com uma Medalha de Ouro, no Concours Mondial de Bruxelles, e que acompanhará a caldeirada, os convidados terão também à disposição o nosso Moscatel de Setúbal, como aperitivo, e o Espumante Moscatel, a acompanhar as sobremesas.

Todos os produtos servidos são da região, numa celebração de paladar e bom gosto típicos de um Concelho onde a pesca é uma tradição a respeitar. Ainda de destacar que o serviço de mesa está a cargo dos alunos da Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal, localizada no interior do Baluarte, e cujo valor é amplamente reconhecido na área da formação.


A Adega de Palmela estará representada neste evento pelo Presidente da Direcção, José Carlos Caleiro, e pelo Responsável de Comunicação, João Nascimento.



terça-feira, 27 de maio de 2014

Os segredos da água na vinha


A correcta instalação do sistema de rega de uma vinha é um elemento essencial à saúde das videiras e, consequentemente, a garantir uma boa produção de uvas, elemento primordial de um bom vinho.


A tubagem obriga à abertura de valas
Todas as videiras têm de receber a sua dose de água













O sistema “gota a gota” é o mais usado nas vinhas ligadas à Adega Cooperativa de Palmela, uma vez ser o que melhor garante a redução do desperdício de água, elemento essencial quando estão em causa 1000 hectares de terra plantada, bem como que todas as videiras recebem a dose de que necessitam a um desenvolvimento harmonioso.



A colocação do sistema "gota-a-gota" é um trabalho meticuloso

A colocação da tubagem principal, de onde sairão os tubos mais pequenos, um por cada videira, obriga à abertura de valas com cerca de 70 cm de largura e aproximadamente 1,20 de altura, entre as fileiras de vinha, onde os tubos principais são inseridos, criando-se, assim, uma rede circulatória que abrange todo o terreno.


Posicionar a tubagem exige força, método e camaradagem

Os tubos mais pequenos, que saem dessa artéria principal, são depois colocados de forma a saírem da terra, regando a videira de cima para baixo, reduzindo-se, desta forma, o risco de entupimento por pó, areias, terra, e outros elementos que acabariam por afectar a circulação de água caso esses tubos mais finos estivessem enterrados.


Para todas as plantas é necessária uma saída de água
A rede abrange todo o terreno













Embora a abertura das valas seja realizada com a ajuda de máquinas pesadas, ao contrário do que aconteceu durante séculos, em que tudo era feito à força de braços, a colocação das tubagens é feita manualmente, o que exige um correcto mapeamento do terreno e elevado conhecimento sobre as sua características e substrato. Terrenos com mais pedra, por exemplo, exigem atenção e cuidados redobrados.


A enxada continua a ser essencial


“Todos os momentos de criação e preservação de uma vinha saudável e produtiva exigem trabalho e atenção. A colocação do sistema de rega não é excepção, longe disso. A água, tal como o sol, são elementos essenciais a toda a vida, e a vinha é vida”, explicou ao nosso blog Indalécio Bastos, vitivinicultor e Membro do Conselho Fiscal da Direcção da Adega Cooperativa de Palmela.














segunda-feira, 26 de maio de 2014

Vinhos da Adega levam sabor ao Baluarte



O Baluarte transformou-se numa excelente sala de visitas de Setúbal

O espectacular Baluarte do Cais, à entrada da Av. Luísa Tody, em Setúbal, foi pequeno para receber os muitos que este fim-de-semana, entre os dias 23 e 25 de Maio, não perderam a oportunidade de degustar alguns dos maiores prazeres da região no Setúbal à Prova, um evento a que, claro está, a Adega Cooperativa de Palmela não poderia faltar.


O stand da Adega ficou num sítio privilegiado, logo à entrada da tenda

Vinhos, azeites, doçaria, queijos, compotas, bem como muitos outros produtos locais de máxima qualidade, entre os quais as espectaculares ostras, fizeram as delícias das largas centenas de visitantes que, ao longo dos três dias do Setúbal à Prova, encheram a tenda montada no pátio do Baluarte, um dos ex-libris da cidade à beira Sado.


Foram muitos os que aproveitaram para passear e degustar
Deixo aqui uma sugestão...
Ostras acompanhados com
Espumante Moscatel





















As provas temáticas de vinho e harmonizações enogastronómicas também revelaram enorme sucesso, atraindo muitos curiosos e profissionais de áreas como o turismo e a restauração, entre outras.


Especialistas ajudaram a compreender segredos do vinho



















“Há muito que gosto dos vinhos da Adega de Palmela e acompanho o sucesso desta casa a nível interno e externo. Não podia, assim, deixar de passar por este stand e de provar alguns dos produtos expostos. Os meus preferidos são o Vale dos Barris Branco Moscatel e o Palmela Tinto, mas gosto de todos”, disse ao nosso blog um dos presentes.


Variedade de produtos à prova foi imagem de marca no stand da Adega

O Setúbal à Prova é organizado pela EV – Essência do Vinho, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, além da Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal, localizada no interior do Baluarte do Cais.



domingo, 25 de maio de 2014

Presidente da Adega dá palestra em Jornadas de Tecnologia



A palestra foi seguida com atenção por uma plateia de dezenas de alunos

As 1.ªs Jornadas de Tecnologia, realizadas as 22 deste mês, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (Instituto Politécnico de Setúbal), contaram com uma palestra do Presidente da Adega Cooperativa de Palmela, José Carlos Caleiro, que, perante uma plateia de largas dezenas de alunos do referido estabelecimento, entre outros interessados, falou do trabalho feito na casa de vinhos que representa nas áreas científica e comercial, entre outras.

A história da Adega de Palmela também foi lembrada 

Uma assistência entusiástica

José Carlos Caleiro e Jorg Becker, que deu uma palestra na área biologia


“O esforço conjunto dos associados e funcionários da Adega tem sido fundamental para o sucesso que esta casa tem progressivamente vindo a alcançar”, disse José Carlos Caleiro durante a sua intervenção, para acrescentar: “Os recentes prémios nacionais e internacionais, resultantes da aposta feita em maquinaria, inovação e criação de novos produtos, provam que estamos no bom caminho”.




quinta-feira, 22 de maio de 2014

Dez Anos de Psicologia no Piaget celebrados com Moscatel


Um brinde com o Moscatel da Setúbal, da Adega Cooperativa de Palmela, marca amanhã, sábado, 24 de Maio, a Comemoração dos 10 Anos de Diplomados da Licenciatura de Psicologia, no Instituto Piaget, em Almada.


Foram muitos os que em Abril provaram os vinhos da Adega

Prevê-se a presença de cerca de duas centenas de pessoas neste evento, que, além de brindarem com o referido Moscatel, podem ficar a conhecer melhor, e mesmo adquirir, vários outros vinhos da Adega de Palmela, tintos, brancos ou rosés, muitos deles já premiados este ano, nacional e internacionalmente, e que estarão expostos no espaço onde tem lugar a cerimónia, entre as 10 e as 13 horas.


A variedade é uma das imagens de marca da Adega de Palmela

Esta não é a primeira vez que a Adega de Palmela e o Instituto Piaget unem forças na realização de eventos. Já em Abril deste ano, entre os dias 10 e 12 de Abril, os vinhos desta casa mereceram destaque e estiveram à disposição do público durante o 10-º Encontro de Educação da ESSE Jean Piaget, que reuniu centenas de pessoas, também em Almada.



Vinhos da Adega de Palmela mostram-se na China


Os vinhos da Adega Cooperativa de Palmela levantam voo de Portugal e vão até à China, onde, durante a próxima semana, serão apresentados em dois eventos de excepcional importância, o Vinexpo Asia-Pacific 2014, entre os dias 27 e 29 de Maio, no Hong Kong Convention and Exhibition Centre, e a Prova de Shenzen 2014, que tem lugar um dia antes, a 26 de Maio, e onde estarão em destaque os vinhos da Península de Setúbal. A cidade de Shenzen tem 12 milhões de habitantes e localiza-se na província de Guangdong.




“Mostrar os nossos vinhos em palcos internacionais, tão importantes como estes, é fundamental para uma entidade como a Adega Cooperativa de Palmela, sempre empenhada na criação de produtos de máxima qualidade e no alargamento dos seus mercados”, diz o enólogo Luís Silva, a quem cabe representar esta casa de vinhos na visita a terras orientais.

Ao longo dos três dias da Vinexpo Assia-Pacific, os vinhos da Adega Cooperativa de Palmela estarão disponíveis a todos os que os quiserem conhecer, provar ou adquirir, num stand preparado para o efeito, e onde o enólogo, Luís Silva, se disponibiliza a prestar os esclarecimentos necessários. Prevê-se que a feira seja visitada, ao longo dos três dias, por milhares de pessoas, entre particulares e representantes de empresas.


Luís Silva, à direita na foto, representará a Adega na visita à China

Importa sublinhar que a participação nos dois eventos está integrada no plano de promoção estratégica da CVRPS para o mercado em causa, cabendo a esta entidade a organização da viagem da comitiva onde está integrada a Adega Cooperativa de Palmela e outras produtoras de vinhos da Península de Setúbal.


Mais se informa que, posteriormente, em princípio Setembro, a CVRPS organizará uma acção de formação em Macau, no Instituto de Formação Turística, para importadores e seus clientes. Os conteúdos da formação serão pensados em conjunto com os formandos e empresas envolvidas, mas passarão pela divulgação da região e suas características, técnicas de venda e informação específica sobre cada vinho em prova.



quarta-feira, 21 de maio de 2014

Jornalistas brasileiros à descoberta da Adega


A Adega Cooperativa de Palmela foi palco há poucos dias da visita de um grupo de jornalistas brasileiros interessados em conhecer melhor esta casa de néctares e os segredos que a tornam uma das mais prestigiadas da região.


Todo o grupo reunido na companhia de Luís Silva e Indalécio Bastos

Os profissionais de comunicação atravessaram os Atlântico para conhecer melhor o nosso país, a nossa região, e algumas das mais importantes casas de vinhos, tendo ficado muito entusiasmados ao saborear os vinhos premiados da Adega de Palmela, que consideraram excelentes e com um preço muito convidativo. A visita constará de um documentário a ser transmitido em breve em canais do país irmão.


O funcionamento da Adega foi explicado a uma plateia curiosa

O Enólogo, Luís Silva, e o Director, Indalécio Bastos, bem como outros elementos da Adega, acompanharam os ilustres visitantes, tendo Luís Silva explicado o funcionamento da Adega de Palmela, desde a altura em que as uvas são recebidas neste espaço até ao momento em que são embarcadas em camiões a caminho dos espaços comerciais.


A simpatia e boa disposição marcaram o momento de provas


















No final da visita, que demorou mais de duas horas, e onde não faltaram perguntas interessadas por parte dos jornalistas, houve lugar a uma prova de vinhos na cave. Uma prova onde não faltaram brancos como o Adega de Palmela Branco e o Vale de Barris Branco Moscatel, recentemente premiados nacional e internacionalmente, ou tintos como o Vale de Barris Syrah, também já medalhado este ano.


Os visitantes as instalações da Adega por fora e por dentro

Os depósitos mais antigos despertaram curiosidade

O Moscatel de Setúbal, recentemente medalhado em Londres, e a novíssima estrela da Adega de Palmela, o Espumante Moscatel, encerraram esta visita a todos os níveis inesquecível.



Adega de Palmela está no Setúbal à Prova


Os vinhos da Adega Cooperativa de Palmela brilham este fim-de-semana, mais precisamente entre os dias 23 e 25 de Maio, no evento Setúbal à Prova, que reúne na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, em pleno centro da cidade, alguns dos mais relevantes produtores da região de Setúbal e do Sado.




Vinhos, azeites, doçaria, queijos, compotas, bem como muitos outros produtos locais de máxima qualidade, estarão à disposição dos visitantes, que os poderão provar, ficar a conhecer ou redescobrir, bem como levar para casa se assim o desejarem.  

Além da degustação livre, os visitantes terão oportunidade de participar em provas temáticas de vinho e harmonizações enogastronómicas, momentos em que contam com os preciosos esclarecimentos e apoio de conceituados especialistas.

O Setúbal à Prova é organizado pela EV – Essência do Vinho, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.

A Adega de Palmela espera por si!

http://www.setubalaprova.com/



segunda-feira, 19 de maio de 2014

Página de facebook da Adega ultrapassa os 2030 "gostos"


Os "gostos" na página de facebook https://www.facebook.com/acpalmela?fref=ts da Adega de Palmela já ultrapassam os 2030, mas não queremos ficar por aqui. Venha conhecer a nossa página e não se esqueça de fazer "gosto". Pode também visitar-nos em www.acpalmela.pt/ e, claro está, em adegadepalmela.blogspot.com. As portas da Adega estão também abertas aos visitantes... Venha brindar connosco!




Sejam brancos, rosés ou tintos, vinhos da Adega valem Ouro!




sexta-feira, 16 de maio de 2014

Moscatel abre III Congresso Ibérico de Cirurgia Ambulatória


O Moscatel da Adega de Palmela será servido aos cerca de 500 congressistas que, entre 18 e 20 deste mês, estarão reunidos, em Tróia, no âmbito do III Congresso Ibérico de Cirurgia Ambulatória, que ali terá lugar. Encontro que tendo dimensão ibérica é, simultaneamente, o VIII Congresso Nacional de Cirurgia Ambulatória, evento que inclui a VIII Reunião Nacional de Enfermagem para a Cirurgia Ambulatória.




A presença da Adega de Palmela no espaço do Congresso será acompanhada, nos dias 19 e 20, de acções de charme levadas a cabo pelo Gabinete de Turismo com vista à promoção da região e da sua oferta turística. Um stand onde esta casa de vinhos também marcará presença através da colocação de um rool-up e da distribuição de informação variada.

A presidência deste Congresso com duplo significado estará a cargo do Dr. Carlos Magalhães, cabendo a organização à Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória em parceria com a UCA do Hospital de São Bernardo, Setúbal e ASECMA. Também serão distribuídas algumas lembranças da Adega de Palmela durante o encontro.


O programa científico será dedicado aos seguintes temas: Novos desafios na cirurgia do pavimento pélvico; A criança em cirurgia de ambulatório; Cirurgia laparoscopica em Ambulatório; Haverá fronteiras/limites na cirurgia da cabeça e pescoço em ambulatório; Organização desenvolvimento e formação em CA.



3 x Ouro no XIV Concurso de Vinhos da Península de Setúbal



O enólogo Luís Silva (3.º a contar da direita) na foto de celebração de prémios

Três Medalhas de Ouro no XIV Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, entre os quais o de “O Melhor Vinho Rosado”, atribuído pela primeira vez nesta edição, são os mais recentes prémios conquistados pela Adega Cooperativa de Palmela, que, desde Janeiro, já ultrapassou uma quinzena de prémios. Os grandes vencedores são os Vale dos Barris Pink 2013, Branco Moscatel 2013 e Syrah 2011.






















O número de galardões obtidos só desde início de Maio é já de meia-dúzia, somando-se às Medalhas de Ouro e Prata que a Adega de Palmela trouxe para Portugal do Decanter World Wine 2014 (Londres), do Concurso Internacional de Lyon e do Challenge du Vin (Bordéus), montras internacionais onde brilharam os nossos Moscatel de Setúbal, Adega de Palmela Branco, e claro está, vários rótulos da família Vale dos Barris”.





















O lançamento oficial do vinho Bonga, que terá brevemente lugar em Portugal e Angola, é outro bom exemplo do espírito inovador e expansionista da Adega, bem como a criação de produtos de máxima qualidade, tais como o novíssimo Espumante Moscatel.

 Venha brindar connosco!




quarta-feira, 14 de maio de 2014

Moscatel conquista Prata na cidade do Big Ben






O Moscatel de Setúbal DO 2012 conquistou uma Medalha de Prata no importante concurso internacional de vinhos Decanter World Wine 2014, realizado a 28 de Abril, em Londres, Inglaterra.





Estiveram em competição cerca de 15 mil vinhos, originários de dezenas de países, que foram provados e avaliados por um júri de 200 elementos. A competição decorreu na London Tobacco Dock, um local bem conhecido pelos habitantes da cidade e turistas. 

Ao longo do dia foram entregues prémios regionais e internacionais, o que permitiu ao nosso delicioso Moscatel brilhar em terras britânicas. 

Esta Medalha de Prata vem somar-se às duas Medalhas conquistadas este mês por vinhos da Adega Cooperativa de Palmela, nomeadamente no Concours Mondial de Bruxelles, onde o nosso Adega de Palmela Branco Do 2013 brilhou com uma Medalha de Ouro, e o delicioso Vale dos Barris Branco Moscatel 2013 obteve uma Medalha de Prata. 

O número de Prémios Internacionais obtidos desde Janeiro pela Adega de Palmela já ultrapassa a dúzia, o que espelha bem a qualidade de excelência dos vinhos desta casa.