terça-feira, 28 de outubro de 2014

Vídeo, Performance e Sabor da Adega de Palmela no InShadow


É já no próximo mês que tem início o InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologia, que, entre os dias 26 de Novembro e 7 de Dezembro, promete transformar a capital num espaço único de cultura, e que, esta edição, conta com o apoio da Adega Cooperativa de Palmela.




Com um posicionamento artístico e cultural inovador, une as temáticas do corpo, imagem e tecnologias e apresenta-as em diversos formatos em variados espaços da cidade, nomeadamente no Teatro Municipal São Luiz, no Teatro do Bairro, em Galerias, Escolas e Universidades, envolvendo, desta forma, um público jovem, diversificado, interessante e interessado.

Este Festival reafirma-se a cada edição como uma referência no território da criação contemporânea transdisciplinar com grande solicitação, participação e enquadramento internacional, tendo contado no ano passado com 22 países representados. O país convidado este ano é o Reino Unido.


O InShadow - Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias assume a sua posição de referência internacional com destaque para a convergência entre as linguagens da imagem e do corpo através de processos de criação artística fundados na tecnologia, num constante diálogo com o Mundo.



Adega de Palmela desembarca no Pátio da Galé, em Lisboa


Uma semana passada sobre o grande lançamento do vinho Bonga, em Angola, eis que a Adega Cooperativa de Palmela desembarca em Lisboa, mais precisamente nos dias 1 e 2 de Novembro, no Pátio da Galé, no âmbito da iniciativa Vinhos no Pátio, promovida pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, e que reúne, nada menos, do que stands de mais de 30 produtores das regiões de Lisboa e Setúbal.




Esta é uma oportunidade excepcional para ficar a conhecer a nova estrela da Adega de Palmela, o vinho tinto Bonga, bem como outras novidades, tais como o vinho branco Ana by herself, criado em parceria com a estilista, Ana Salazar, ou o recente Espumante Moscatel, já destacado internacionalmente.















Não faltarão também as jóias mais emblemáticas desta casa, como os vinhos da gama Vale dos Barris, Castelão, Sirah, Branco Moscatel e Pink, ou o Moscatel de Setúbal, além de outros néctares. A entrada é gratuita e o programa contempla ainda acções temáticas e degustação de outros produtos emblemáticos das duas regiões.




A tudo isto soma-se um conjunto de três provas comentadas diárias, em que o sommelier Manuel Moreira, explorará temas tão diversos como a harmonização entre vinhos e queijos, a selecção de vinhos brancos jovens ou ainda de vinhos tintos que permitem acompanhar vários momentos. O Palmela Reserva, da Adega de Palmela, estará em grande destaque.




Lembremos que Jean-Michel Deluc, Mestre Sommelier e antigo Chefe Sommelier do Ritz, analisou e enalteceu recentemente as qualidades do "soberbo" Adega de Palmela - Reserva 2009, em entrevista no programa Le Petit Ballon, título que também é nome de uma loja francesa especializada em vinhos de qualidade com espaço online.



segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Um brinde ao Angola Wine Festival com vinho Bonga


O lançamento do vinho Bonga, em Luanda, no último dia do Angola Wine Festival, no último sábado 25, levou a que a Adega de Palmela estivesse em grande destaque. A estrela da música africana, agora também nome de vinho, encheu de simpatia o stand da Adega Cooperativa de Palmela, e foram muitos os que não resistiram a ir ver a estrela maior do Semba, pedir autógrafos, e provar o novo néctar.


José Carlos Caleiro, Leonor Lopes Pereira, Bonga e Luís Silva
Luís Silva não teve
mãos a medir
















Também o Presidente da Adega de Palmela, José Carlos Caleiro, e o Enólogo, Luís Silva - que representaram a Adega de Palmela no contexto da Península de Setúbal, única região vitivinícola portuguesa que se apresentou colectivamente nesta edição do Angola Wine Festival - não escaparam à atenção dos muitos presentes, que tudo quiseram saber sobre o novo néctar.






















“Um momento de facto inesquecível. O lançamento foi um sucesso e acredito que o novo vinho conquistará rapidamente o lugar que merece”, disse ao nosso blog José Caleiro.



Vinho Bonga brilha no Angola Wine Festival


O CHE, em Luanda, foi, este sábado, 25 de Outubro, pelas 19 horas, palco do lançamento oficial da nova estrela da Adega Cooperativa de Palmela, o vinho tinto Bonga. Trata-se de um vinho especial, não só por ter o selo da Adega de Palmela, mas também por resultar da crescente amizade entre esta casa e o famoso cantor angolano, que, agora, além de estrela maior do Semba, é também nome de vinho.




Estiveram presentes no evento, para além do Cantor, o Enólogo e o Presidente da Direcção da Adega Cooperativa de Palmela, Luís Silva e José Carlos Caleiro, respectivamente.












O lançamento do vinho Bonga aconteceu no âmbito do Angola Wine Festival, evento destinado à promoção e celebração da cultura do vinho, cuja segunda edição teve lugar este mês, em Luanda, mais precisamente entre os dias 23 e 25.

O anúncio de que estava em preparação o vinho Bonga foi feito por José Carlos Caleiro, a 3 de Março, durante um concerto do Bonga, que animou as festividades carnavalescas na discoteca B’Leza, em Lisboa, no momento em que o cantor chamou o representante da Adega ao palco e o apresentou à multidão presente. "Está connosco a Adega de Palmela, que faz uns vinhos que eu adoro", disse o artista e embaixador desta casa.




Numa altura em que a Adega Cooperativa de Palmela aposta nas exportações, nasce o vinho Bonga, um néctar com toque angolano e que – simultaneamente - homenageia a tradição e cultura africana. O cantor Bonga centraliza todos estes valores, daí que o rótulo Bonga faça todo o sentido.

Este é um vinho tinto, suave, mas intenso, excelente para acompanhar pratos africanos  como Funge de Peito Alto, Funge de Carne Seca ou Quibeba de Choco, alguns dos preferidos do Bonga. Também fará sucesso com pratos tipicamente portugueses. A composição deste vinho integra quatro castas, nomeadamente Syrah, Aragonês, Cabernet Sauvignon e Castelão, e tem 14%.



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Vinho Bonga lançado amanhã no Angola Wine Festival


O movimento não pára no Angola Wine Festival, importante evento vínico, no âmbito do qual, é lançada amanhã, em Angola, a nova estrela da Adega Cooperativa de Palmela, o vinho tinto Bonga.

São muitos os que já visitaram o espaço da Adega de Palmela no CHE (Centro Hoteleiro do Endiama), em Luanda, em que decorre o Angola Wine Festival, onde, além de poderem provar variados vinhos, assistir a apresentações e visitar stands, os visitantes podem assistir a palestras, aprender quais os melhores vinhos para acompanhar determinados pratos e até ver cozinhar em directo.


José Carlos Caleiro e Luís Silva, os representantes da Adega de Palmela

“É muito importante para nós ver os angolanos a apreciar os vinhos da Adega de Palmela, ainda para mais numa altura em que estamos a apostar nas exportações. O Lançamento amanhã do vinho Bonga, um néctar que homenageia a estrela da música angolana, Bonga, e, naturalmente, este país fantástico, é bem revelador da importância que damos a Angola”, disse ao nosso blog José Carlos Caleiro, que, acompanhado pelo enólogo, Luís Silva, representam esta casa no Angola Wine Festival.




O lançamento oficial do vinho tinto Bonga acontece amanhã, 25 de Outubro, pelas 19 horas, no Che, em Luanda. Estarão presentes o Presidente da Direcção da Adega de Palmela, José Carlos Caleiro, o enólogo, Luís Silva, e, claro está, a estrela da música africana, agora também nome de vinho, o cantor Bonga. 



quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Workshop sobre o sector vitivinícola no Politécnico de Setúbal


Numa altura em que o mercado é cada vez mais global e complexo, e as questões da ecologia estão na ordem do dia, torna-se importante saber como agir, como beneficiar de apoios, como estar actualizado.

Este é o contexto em que se realiza amanhã, a partir das 14h15, no Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, o Workshop Oportunidade para a Inovação, Sustentabilidade e Competitividade no Sector Agro-alimentar, que conta com o apoio da Adega Cooperativa de Palmela.




O evento está particularmente direccionado ao sector vitivinícola por este deter uma significativa expressão na região, ser um sector em crescimento e com um peso cada vez mais relevante dentro da indústria agro-alimentar e por estar, ao mesmo tempo, exposto às contingências de um mercado globalizado.


ber como A motivação de realizar este Workshop está associada ao facto de existirem oportunidades de financiamento para as empresas, e particularmente para as PMEs, no âmbito do Horizonte 2020, que são parcamente aproveitadas por falta de conhecimento sobre as oportunidades e sobre como executá-las.




Segundo os organizadores do evento, há uma orientação clara nas prioridades da União Europeia para as PME do sector agro-alimentar e que a curto prazo serão determinantes para a sua competitividade, designadamente em matéria de sustentabilidade e do uso eficiente dos recursos.


Este Workshop é organizado pelo CENI- Centro de Integração e Inovação de Processos que é uma associação de I&D inserida no Instituto Politécnico de Setúbal, em colaboração com algumas entidades da região, designadamente a AVIPE – Associação dos Viticultores do Concelho de Palmela e a CVRPS – Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal.



terça-feira, 21 de outubro de 2014

Adega de Palmela lança vinho Bonga em Angola


O CHE, em Luanda, será, este sábado, 25 de Outubro, pelas 19 horas, palco do lançamento oficial da nova estrela da Adega Cooperativa de Palmela, o vinho tinto Bonga. Trata-se de um vinho especial, não só por ter o selo da Adega de Palmela, mas também por resultar da crescente amizade entre esta casa e o famoso cantor angolano, que, agora, além de estrela maior do Semba, é também nome de vinho.


O cantor visitou recentemente a Adega de Palmela de que é embaixador

Estarão presentes no evento, para além do Cantor, o Enólogo e o Presidente da Direcção da Adega Cooperativa de Palmela, Luís Silva e José Carlos Caleiro, respectivamente.

O lançamento do vinho Bonga acontece no âmbito do Angola Wine Festival, evento destinado à promoção e celebração da cultura do vinho, cuja segunda edição tem lugar este mês, em Luanda, mais precisamente entre os dias 23 e 25.




O anúncio do lançamento do vinho Bonga foi feito por José Carlos Caleiro, a 3 de Março, durante um concerto do Bonga, que animou as festividades carnavalescas na discoteca B’Leza, em Lisboa, no momento em que o cantor chamou o representante da Adega ao palco e o apresentou à multidão presente. "Está connosco a Adega de Palmela, que faz uns vinhos que eu adoro", disse o artista e embaixador desta casa.


Foi num concerto que se falou publicamente pela primeira vez do vinho Bonga

"Não falta muito para que nasça o vinho Bonga. O processo já está em curso. O vinho está agora a estagiar em barricas de carvalho e promete surpreender", explicou José Carlos Caleiro.


O Bonga passou o microfone a José Carlos Caleiro que falou ao público

Trata-se de um vinho tinto… As castas de que é composto e outros pormenores só serão revelados no lançamento.



segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Adega de Palmela em Relaunch do Hotel Aranguês


Sempre atenta às iniciativas que contribuem para a dinamização cultural e económica de região onde está inserida, bem como do país, a Adega Cooperativa de Palmela esteve presente, na última quinta-feira, dia 16 de Outubro, no evento Relaunch, do Hotel Aranguês, em Setúbal, onde a pintura de Lena Gal, e a escultura de Carlos Rocha, abriram as portas a uma tarde inesquecível onde não faltou poesia, delícias regionais e, claro está, a possibilidade de degustar alguns dos vinhos emblemáticos da nossa casa.


O momento de poesia foi um dos mais fortes do evento no Aranguês

O Moscatel de Setúbal da Adega de Palmela esteve em grande destaque, ao ser servido a todos os que estiveram presentes no Relaunch do Hotel Aranguês, cujas instalações foram recentemente alvo de melhorias significativas, bem como o Espumante Moscatel, oferecido aos artistas presentes. A exposição conjunta de Lena Gal e Carlos Rocha pode ser visitada gratuitamente no Hotel Aranguês até ao dia 15 de Novembro.


Carlos Rocha adorou a surpresa
Lena Gal a receber a lembrança da Adega




















A Adega de Palmela esteve representada pelo responsável de comunicação, João Nascimento, que surpreendeu Lena Gal e Carlos Rocha com a oferta de Espumante Moscatel. “Há já algum tempo que estava com vontade de provar o Espumante Moscatel. É uma surpresa muito agradável. Em breve irei à Adega buscar mais garrafas”, disse o escultor Carlos Rocha pouco depois de saber o que estava guardado nas caixas de oferta. Surpresa e agrado idênticos foram reveladas por Lena Gal, pintura de méritos reconhecidos e vasto currículo.


Exposição atraiu a atenção de muitos
Dora S. Mira sublinha a qualidade dos vinhos da Adega





Também Dora S. Mira, directora do Hotel Aranguês, agradeceu a presença da Adega de Palmela em tão importante iniciativa, chegando mesmo a posar com a nossa garrafa de Espumante Moscatel, momento bem reveladora da boa disposição e cumplicidade gerada entre os presentes.


O responsável da Adega brindou com os artistas
























Um brinde da Adega de Palmela à pintora Lena Gal, ao escultor Carlos Rocha, a Dora S. Mira, e restante equipa do Hotel Aranguês, bem como Fernando Alagoa, representante da Expression Gallery, entidade organizadora do evento, e com quem a nossa casa mantém uma estreita relação de parceria. Importa ainda não esquecer os restantes presentes bem como todos os apreciadores dos vinhos da nossa casa.



terça-feira, 14 de outubro de 2014

Célia Amador vence passatempo Selfie no "à Portuguesa"


Célia Amador é a grande vencedora do passatempo Selfie Adega de Palmela em Digressão, com uma selfie tirada no “à Portuguesa”, no Barreiro, onde o Adega de Palmela em Digressão assentou arraiais entre 19 e 28 de Setembro. Dez dias em que todos os que o desejaram puderam conhecer e provar alguns dos mais emblemáticos néctares desta casa, tais os multipremiados vinhos da gama Vale dos Barris, o tradicional Moscatel de Setúbal ou o festivo Espumante Moscatel.


A selfie com que Célia Amador conquistou a vitória no passatempo do Adega em Digressão

O sorriso discreto e simpático de Célia Amador, revelado bem junto da bandeira da Adega Cooperativa de Palmela, conferiram a esta selfie a energia necessária à vitória. Os nossos parabéns à Célia e o nosso obrigado aos muitos que participaram.


Sónia Dias, na selfie tirada em Sesimbra
Rui Mira e amigos, em Setúbal




















Selfie vale prémio extraordinário!

Célia Amador junta-se assim a Sónia Dias e a Rui Mira, os dois anteriores vencedores do passatempo Selfie Adega de Palmela em Digressão, com selfies tiradas no Restaurante Filipe, em Sesimbra, e na Casa da Música Piano-Bar, em Setúbal, respectivamente.





O autor da melhor selfie em cada spot da Digressão tem direito a um prémio espectacular: Um Cabaz com Cinco Vinhos da Adega Cooperativa de Palmela, uma Massagem Relaxante no Centro de Estética, Beleza e Bem-Estar, Image Esthetique, e um grande desconto num Tratamento Estético-Dentário na Oral Clinic.



sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Adega de Palmela em inauguração repleta de notáveis


Foram centenas os que marcaram presença, esta quinta-feira, na inauguração da exposição de pintura "Sem os limites que o tempo impõe", que nos leva numa apaixonante viagem pelos 33 anos de carreira do artista António Sem. O General Ramalho Eanes e a esposa, Manuela Eanes, bem como o Padre Vítor Melícias, ou o apresentador Eládio Clímaco, foram alguns dos muitos notáveis presentes.


O pintor na companhia de Manuela e Ramalho Eanes

Justa Nobre junto ao espaço da Adega de Palmela























O catering foi fornecido pela Chefe de Cozinha do Master Chef, Justa Nobre, e pela Adega Cooperativa de Palmela, que esteve representada no evento por João Nascimento e Américo Sousa. Ao apresentar a exposição ao público presente, António Sem agradeceu a todos os que o apoiaram, referindo-se à Adega de Palmela como criadora de "sabores aromáticos".


A Procuradora Cândida Almeida com Manuela Eanes
A boa disposição do
Padre Vítor Melícias




Não faltaram notáveis da política nacional na inauguração




















Não faltaram brindes ao sucesso da exposição - que estará patente no Espaço de Exposições Temporárias do Museu Militar até 16 de Novembro - com os vinhos da Adega de Palmela. Entre os mais solicitados estiveram os brancos, Vale dos Barris Branco Moscatel e Palmela Branco, bem como os tintos Vale dos Barris Syrah e Castelão, sem esquecer o Moscatel de Setúbal da Adega de Palmela, sempre muito apreciado.

O pintor fala de algumas obras com o casal Eanes
O escritor, Fernando Alagoa,
um dos organizadores
do evento (à direita)









A cantora lírica, Cristina Almeida, durante a sua actuação















Além de apreciar as dezenas de pinturas, dispostas por ordem cronológica nas paredes do elegante espaço de Exposições do Museu Militar, os presentes tiveram oportunidade de assistir a um momento poético interpretado por Mário Máximo, Paula Nunes e Margarida Sorribas, e a um momento musical com a cantora lírica Cristina Almeida, acompanhada ao piano por João Marques Domingos, que interpretou 3 peças de diferentes géneros que abordam o amor terreno, o amor divino e o amor pelo mundo da fantasia.

















A Adega Cooperativa de Palmela orgulha-se de ter estado presente na inauguração da exposição "Sem os limites que o tempo impõe". Um brinde a António Sem e a todos os apreciadores da arte nas suas variadas formas.