quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Adega Cooperativa de Palmela vence 34 prémios de qualidade

José Carlos Caleiro, presidente da Adega, e Luís Silva, enólogo
O sucesso do trabalho conjugado dos cerca de trezentos produtores vitivinícolas da Adega Cooperativa de Palmela ultrapassou no último ano todas as expectativas. Os vinhos, aguardentes e bagaceiras ali criadas conquistaram em 2012 nada menos do que 34 prémios de qualidade, entre os quais 26 prémios internacionais, colocando a Adega no mapa mundial da produção vitivinícola de alta qualidade e tornando-a um exemplo de resistência em tempo de crise económica internacional.
Destaque para as 9 medalhas de ouro ganhas em diversos concursos nacionais e internacionais, além de 16 medalhas de prata, 5 de bronze e 4 prémios de mérito. O facto de entre os premiados se encontrarem vinhos reserva, tintos, brancos e moscatéis, bem como aguardentes, é bem revelador da variedade e valor dos produtos em causa.
Ainda de destacar a entrada do Moscatel de 2005, da Península de Setúbal, produzido na Adega Cooperativa de Palmela, na lista dos 10 melhores vinhos portugueses à venda nos Estados Unidos, nomeadamente nas casas da especialidade de Manhattan e Brooklyn. Uma lista da responsabilidade do famoso enólogo norte-americano, Doug Frost.
“Na base do sucesso alcançado está uma estratégia baseada na melhoria da relação qualidade/preço, bem como na criação de novos produtos e marcas que vão ao encontro das preferências dos consumidores, algo só possível graças à forte aposta feita em investigação e inovação tecnológica”, sublinha o presidente da direcção da Adega, José Carlos Caleiro.
Fundada em 1955, a Adega Cooperativa de Palmela é hoje, quase 60 anos passados, um raro exemplo de persistência e de esforço conjunto. Tendo iniciado a sua actividade com 50 associados e uma produção que não excedia os 1,5 milhões de litros, conta hoje mais de 300 associados, 40 funcionários e uma produção que ultrapassa os 8 milhões de litros, 75% dos quais Vinho Tinto, 15% Vinho Branco e 10% Moscatel de Setúbal.