sexta-feira, 14 de junho de 2013

Acompanhe-nos na plantação de uma vinha

Uma vinha necessita de três anos para começar a produzir, mas antes disso é preciso plantá-la, processo que o nosso blog acompanhou na companhia do presidente da Adega Cooperativa de Palmela, José Carlos Caleiro. “Estamos a plantar três hectares de cepas de Alicante Bouschet, uma casta que serve para dar mais cor e densidade a vinhos como os castelões”, explicou o engenheiro.

As "plantas bebés" são protegidas por tubos de plástico


As cepas da casta Alicante Bouschet são enxertadas previamente em cepas de vinha bravia de forma a garantir que as novas plantas resistem às pragas típicas da região de Palmela, para as quais a casta de origem francesa não desenvolveu defesas naturais.

Cada cepa é colocada a 1m da mais próxima e são criados corredores com 2,5m de largura entre cada corrente de vinha. “O terreno aqui é arenoso e por isso muito fértil para as vinhas, que precisam de algum stress hídrico (alguma secura) para que as uvas se desenvolvam com qualidade”, sublinhou José Caleiro.

A parte verde é Alicante Bouschet, a restante cepa bravia


Cada planta exige cuidados especiais para que cresça saudável


Embora alguns produtores ainda plantem as suas vinhas à mão, outros há em que é usado o sistema GPS de forma a garantir que todas as medidas são as correctas. Este processo reduz em muito os dias de trabalho e os custos associados. “Sem GPS levaríamos cerca de 11 dias a fazer a plantação, assim os três hectares ficam prontos em dois ou três dias”, explicou um dos trabalhadores envolvidos.

O sinal de GPS é enviado por antena até ao tractor, indicando aos trabalhadores os locais exactos onde plantar as cepas. As “plantas bebés” são depois protegidas do calor e do vento com tubos de plástico e a rega aplicada através do sistema gota-a-gota. “Agora é vê-las crescer”, exclamou José Caleiro.

Um tractor equipado com sistema GPS é usado na plantação
A antena de GPS













A casta Alicante Bouschet é de origem francesa, mais precisamente da antiga província de Languedoc, actualmente parte da região Languedoc-Roussillon. Foi criada por Henry Bouschet, entre os anos de 1865 e 1885, a partir do cruzamento de castas mais primitivas.

Portugal é o país a que este tipo de vinha melhor de adaptou, pelo que hoje é considerada uma casta portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário