quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cheira a vinho novo na Adega

Os dias de chuva já fazem esquecer a azáfama das vindimas. Ainda há poucas semanas os camiões e tractores carregados de uvas das mais variadas castas fizeram fila aos portões da nossa Adega, antecipando a abertura de milhares de garrafas futuras.

Veículos carregados com toneladas de uvas entram na Adega

Mas recuemos no tempo. Assim que entram os veículos são pesados, as toneladas de cada carregamento calculadas, as castas identificadas e separadas, e a acidez medida. Numa cooperativa com cerca de trezentos membros nada pode ser deixado ao acaso.

A clara identificação das castas é essencial à criação dos vinhos

As uvas são depois despejadas, prensadas, e o sumo resultante direccionado para gigantescos depósitos, onde o tempo fará o seu trabalho. Entretanto, as peles das uvas e tudo os que as unia em cacho já foi separado e retirado. O sumo é puro, é doce, e não tardará a transformar-se em vinho.

A pesagem e medição da acidez fazem parte do processo

A evolução dos compostos, o desenvolvimento dos aromas, o acerto da acidez e dos taninos, a tudo é preciso dar tempo. Uva, mosto, vinho, tudo tem a sua arte e os seus segredos. Todas as fases de criação de um néctar o influenciam, uma vez conferirem-lhe carácter e até personalidade.

As uvas são despejadas em grandes depósitos e posteriormente prensadas

As máquinas e os trabalhadores da Adega não descansam durante o tempo das vindimas. Ao longo de cerca de mês e meio nada pode falhar. As uvas têm um tempo certo para ser colhidas, uma maturidade ideal. A natureza tem os seus ritmos e tem de ser respeitada. Desse respeito depende - em grande medida - a qualidade dos frutos e, claro está, dos vinhos que deles resultarão.
-
Alguns vinhos amadurecem em inox e outros em pipas de madeira

O que sobra dos cachos é usado nas aguardentes, cuja excelente qualidade também dá nome à casa. Homens e mulheres, são muitos os trabalham para que a Adega de Palmela seja hoje uma marca de qualidade reconhecida e uma das mais premiadas cooperativas vitivinícolas nacionais. 



Em breve brindaremos com o vinho novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário