quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Conheça o gigante que anda a ajudar nas vindimas

A azáfama é grande nas vinhas onde são produzidas as uvas que estão na base dos fantásticos vinhos da Adega Cooperativa de Palmela. Acompanhámos as vindimas num terreno com cerca de oito hectares, onde são produzidas as castas Syrah e Alicante, e onde o trabalho é feito utilizando-se uma gigantesca máquina de vindimar.


A elevada altura da máquina permite-lhe passar por cima das videiras

A altura da máquina em causa, cerca de três metros, permite-lhe passar por cima das videiras, que ficam entre as imensas "pernas" do aparelho. Os cachos são então recolhidos graças a uns delicados dentes de plástico que, rodando constantemente em ambos os lados do gigante, enquanto este percorre as videiras, os retira sem que as plantas sofram qualquer dano.

As uvas são depois guardadas em dois depósitos, situados em ambos os lados do aparelho, que, quando cheios, são despejados nos atrelados de tractores ou em camiões.


Toda a vinha tem de estar preparada de forma a permitir as manobras


Para evitar quaisquer problemas durante a vindima tudo tem de ser previamente preparado. É fundamental haver espaço de circulação e de manobra. As videiras não podem ser mais altas ou mais largas do que o intervalo entre as "pernas" da máquina.

As uvas são despejadas automaticamente nos atrelados de transporte


Além de um cuidado trabalho de poda, a própria plantação das videiras e a forma como são colocados os arames que as sustentam obedecem a regras e a medidas bem mais específicas do que as que vigoram nos terrenos tradicionais.

Graças a esta recente tecnologia, um único operador pode substituir dezenas de pessoas. A diminuição do tempo de execução e de custos é evidente. Um trabalho que exigiria trinta pessoas pode agora ser feito por três, e duas semanas de trabalho são reduzidas a três dias.

Tanto a plantação como a poda da vinha obedecem a medidas bem definidas

Esta nova técnica garante a possibilidade de uma vindima mais rápida. feita quando as uvas estão no ponto ideal de maturação, garantindo o máximo de qualidade do fruto, e diminuindo os custos de produção e, consequentemente, do vinho. Tudo isto contribui para que a Adega de Palmela, ao contrário de dezenas de cooperativas vitivinícolas desaparecidas, seja hoje um actor de valor reconhecido no mercado.


Tractores e camiões levam as uvas para a Adega
Os métodos tradicionais de vindimar continuam, no entanto, vivos, na nossa Adega, complementando-se ambas as formas. Mas isso fica para um outro texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário