sexta-feira, 4 de abril de 2014

Acompanhe-nos na delicada arte de podar a vinha



A poda tem de ser feita manualmente
A poda é um trabalho delicado e essencial à criação ou manutenção de uma vinha saudável e produtiva. Tal como no passado, a poda é feita manualmente, até porque ainda não existem máquinas com a subtileza suficiente a executar tal função sem danificar a vinha. Trata-se assim de uma arte, podemos dizer, artesanal.

As vinhas ganham vida entre os meses de Janeiro e Março


É entre os meses de Janeiro e Março, dependendo dos locais e altitude a que as vinhas estão situadas, que tem lugar a poda. As vinhas enchem-se de pessoas, a maioria delas com vasta experiência nesta actividade, e outras mais novas, que aprendem com os mestres.


O corte tem de ser preciso e no sítio certo

A forma como é feita a poda é determinante em toda a vida da vinha, uma vez desse acto de preparação da vindima depender a produção futura. Isto porque a forma como ocorrerá a rebentação das cepas depende em grande medida da maneira como a poda foi executada.


As cepas já não precisam dos tubos
O terreno será limpo das ervas que roubam água à jovem vinha




















Caso haja muita ramificação da vinha, a humidade captada pelas cepas será muito dispersa, não se desenvolvendo os cachos harmoniosamente. Pelo contrário, se a poda for demasiado extensiva, os cachos nascidos não serão em quantidade suficiente para assegurar uma boa produção vinícola. Como em tudo, é no equilíbrio que está a virtude. 


Todas as cepas exigem um tratamento pormenorizado e delicado

No caso das vinhas muito jovens, que ainda não estão a produzir, a poda pode atrasar-se um pouco, acontecendo por vezes depois de Março. Nesses casos, os tubos que protegiam a cepa bebé são retirados com cuidado e os ramos que estão a mais cortados de forma a que a planta tenha um crescimento harmonioso. O corte é feito por cima dos nós presentes no ramo principal, pois é nesses nós, ou olhos da planta, como são conhecidos popularmente, que se vai dar a rebentação.


A equipa de poda opta muitas vezes por almoçar mesmo na vinha

Algum tempo após a poda, tem início o processo de pulverização contra o oídio e o míldio, dois perigosos fungos que, caso não sejam combatidos na altura certa, podem pôr em risco toda a produção, Mais tarde é preciso combater a traça e outros parasitas, mas essa é outra história.



Sem comentários:

Enviar um comentário