segunda-feira, 21 de abril de 2014

Adega recebe visita de Escola Superior de Hotelaria do Estoril


A Adega Cooperativa de Palmela recebeu a poucos dias da Páscoa, terça-feira, dia 15 deste mês, a visita de cerca de uma dezena de alunos de mestrado da Escola Superior de Hotelaria do Estoril, uma das mais prestigiadas entidades nacionais dedicadas à formação de jovens quadros e profissionais do sector do turismo nas áreas da hotelaria e restauração. 


Os futuros profissionais ficaram a conhecer o funcionamento da Adega

Os jovens foram guiados na Adega pelo Enólogo, Luís Silva, e acompanhados pelo Presidente da Direcção, José Carlos Caleiro, e o Director, Indalécio Bastos, que mostraram e explicaram o funcionamento de toda a linha, desde a chegada da uva até ao engarrafamento e partida do vinho para os espaços comerciais. "É muito interessante ver como as coisas funcionam na prática, uma pessoa fica com um conhecimento mais claro e concreto", disse um dos participantes na visita a este blog.


A função de cada espaço da Adega foi explicada por Luís Silva
As máquinas geraram curiosidade





















Os alunos, que vieram acompanhados pelas professoras Manuela Guerra e Cláudia Azevedo, tiveram oportunidade de conversar com os responsáveis da Adega e de acompanhar ao vivo o funcionamento de toda esta casa de néctares. Houve ainda lugar a perguntas e a uma prova de vinhos durante a qual também foram servidos petiscos da região, o que fez as delícias dos presentes.


O processo de embalamento também mereceu a atenção dos alunos

"É incrível como o Moscatel muda com o tempo, parecem dois vinhos diferentes", disse uma das jovens ao provar o Adega de Palmela Moscatel Superior 2005, uma das preciosidades da casa. Ao longo da tarde foram ainda provados o Syrah, os Vales de Barris Branco Moscatel e Vale dos Barris Pink, bem como o novíssimo Espumante Moscatel e o Moscatel de Setúbal, entre outros rótulos, muitos dos quais recentemente medalhados.


Foram servidos alguns dos vinhos mais emblemáticos 
A variedade foi muita sobre a mesa





















As provas foram acompanhadas pelo enólogo, Luís Silva, que explicou as características dos vinhos, os pratos, petiscos ou doces que melhor acompanham a degustação de cada um, além de curiosos pormenores relacionados com os métodos de produção. Nenhuma pergunta ficou sem resposta. Todos os presentes receberam no final uma lembrança, nada menos do que uma garrafa de Vale dos Barris Branco Moscatel, uma das jóias da casa.


O Vale dos Barris Pink esteve entre os vinhos degustados
A prova motivou a conversa















Um brinde à Escola Superior de Hotelaria do Estoril, aos seus alunos e professores, pelo excelente trabalho que realizam na formação de profissionais em áreas tão importantes para o nosso país como são a hotelaria e a restauração.



Sem comentários:

Enviar um comentário