segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Cheira a uvas brancas na Adega de Palmela


Tal como manda a tradição, a vindima começa pelas uvas brancas, fruta preciosa essa que está a chegar à Adega de Palmela a grande velocidade. Todos os dias, carrinhas, camiões e tractores carregados com as uvas produzidas pelos 300 associados desta Cooperativa, chegam à Adega para descarregar.



Ao chegarem à Adega, é analisada a acidez das uvas bem como outros elementos determinantes a perceber a qualidade do produto. A seguir as uvas são despejadas dos atrelados, onde foram transportadas, para uma máquina que faz o Desengace e Esmagamento… O Desengace é o processo de eliminação das partes lenhosas dos cachos das uvas, fundamentalmente da rama que une os frutos.


A higiene é fundamental

As uvas são analisadas, descarregadas e o processo continua

Segue-se a Prensagem das uvas de forma a obter o mosto. Ao serem prensadas as uvas libertam o sumo e as peles são eliminadas. É um processo delicado, uma vez que uma prensagem demasiado forte poderia libertar a acidez das grainhas e da pele das uvas no sumo resultante. Um sumo, ou suco, que se quer o mais puro possível, pois essência de qualquer vinho de qualidade.

O Desengace é um passo fundamental no processo com vista à pureza do sumo 

A seguir é a Decantação, o que significa que durante alguns dias o sumo é mantido em depósitos de inox, de maneira a que qualquer resíduo, ou borra, ainda em suspensão, vá descendo até ao fundo. Só o mosto é fermentado.

É nas cubas que se eliminam resíduos e borras do sumo
A separação do sumo dos resíduos é feita através de um processo que tem o nome de Transfega, e que consiste na passagem do sumo da uva para uma cuba limpa. Todos os resíduos, ou borras, ficaram acumulados no fundo do anterior depósito, e, assim, a pureza do produto é cada vez maior.




Antes do engarrafamento há ainda a Clarificação. Um processo de filtragem que elimina as mais minúsculas impurezas que resistiram às acções anteriores, tornando o vinho límpido, tal como o conhecemos.



Sem comentários:

Enviar um comentário