terça-feira, 27 de maio de 2014

Os segredos da água na vinha


A correcta instalação do sistema de rega de uma vinha é um elemento essencial à saúde das videiras e, consequentemente, a garantir uma boa produção de uvas, elemento primordial de um bom vinho.


A tubagem obriga à abertura de valas
Todas as videiras têm de receber a sua dose de água













O sistema “gota a gota” é o mais usado nas vinhas ligadas à Adega Cooperativa de Palmela, uma vez ser o que melhor garante a redução do desperdício de água, elemento essencial quando estão em causa 1000 hectares de terra plantada, bem como que todas as videiras recebem a dose de que necessitam a um desenvolvimento harmonioso.



A colocação do sistema "gota-a-gota" é um trabalho meticuloso

A colocação da tubagem principal, de onde sairão os tubos mais pequenos, um por cada videira, obriga à abertura de valas com cerca de 70 cm de largura e aproximadamente 1,20 de altura, entre as fileiras de vinha, onde os tubos principais são inseridos, criando-se, assim, uma rede circulatória que abrange todo o terreno.


Posicionar a tubagem exige força, método e camaradagem

Os tubos mais pequenos, que saem dessa artéria principal, são depois colocados de forma a saírem da terra, regando a videira de cima para baixo, reduzindo-se, desta forma, o risco de entupimento por pó, areias, terra, e outros elementos que acabariam por afectar a circulação de água caso esses tubos mais finos estivessem enterrados.


Para todas as plantas é necessária uma saída de água
A rede abrange todo o terreno













Embora a abertura das valas seja realizada com a ajuda de máquinas pesadas, ao contrário do que aconteceu durante séculos, em que tudo era feito à força de braços, a colocação das tubagens é feita manualmente, o que exige um correcto mapeamento do terreno e elevado conhecimento sobre as sua características e substrato. Terrenos com mais pedra, por exemplo, exigem atenção e cuidados redobrados.


A enxada continua a ser essencial


“Todos os momentos de criação e preservação de uma vinha saudável e produtiva exigem trabalho e atenção. A colocação do sistema de rega não é excepção, longe disso. A água, tal como o sol, são elementos essenciais a toda a vida, e a vinha é vida”, explicou ao nosso blog Indalécio Bastos, vitivinicultor e Membro do Conselho Fiscal da Direcção da Adega Cooperativa de Palmela.














Sem comentários:

Enviar um comentário